Resultado das eleições para Diretores-Gerais dos Campi é homologado

• Publicado: Sexta, 15 de Abril de 2016, 20h04
  • Última atualização em Quarta, 13 de Julho de 2016, 00h53
  • Acessos: 2982

O Conselho Superior (Consup), órgão consultivo e deliberativo máximo da Administração Superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), reuniu-se na manhã desta sexta-feira (15), no Auditório da Biblioteca do IFPA Campus Belém, na pauta estava a homologação do resultado final das eleições dos Diretores-Gerais dos Campi Breves, Conceição do Araguaia, Itaituba, Marabá Rural e Santarém.

Segundo a Lei 11892/1998 que institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e regula a organização dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, os campi serão dirigidos por Diretores-Gerais, nomeados pelo Reitor para o mandato de quatro anos. Todo o processo é feito de forma democrática com a consulta à comunidade do respectivo campus, envolvendo os docentes, servidores técnicos-administrativos e alunos.

Para o Reitor do IFPA, Cláudio Alex, a homologação do resultado final das eleições é reflexo da maturidade que o Instituto possui em relação aos processos democráticos que desenvolve. “Estou muito contente com o resultado final do processo eleitoral, uma vez que transcorreu dentro da normalidade, com bastante lisura e transparência, permitindo que fossem escolhidos legitimamente pela comunidade os Diretores-Gerais de Breves, Conceição do Araguaia, Itaituba, Marabá Rural e Santarém” enfatiza o Reitor.

Além de uma comissão eleitoral central, que entre as atribuições previstas em edital, está a responsabilidade por elaborar as normas, disciplinar os procedimentos de votação e inscrição dos candidatos. As eleições também foram conduzidas por comissões eleitoriais locais nos Campis, compostas por nove membros, cada uma, sendo três docentes, três servidores e três representantes do alunos.

Segundo o presidente da comissão eleitorial central, Laurentino Pinheiro, a criação dessas duas comissões, uma local e outra central, serve para agilizar a escolha dos novos Diretores-Gerais. “Nós tivemos a comissão eleitoral local que ficou trabalhando no seu respectivo campus e temos também a comissão eleitoral central que ficou fixa aqui em Belém, gerenciando todo o trabalho dos Campis para garantir a efetividade e a segurança jurídica do processo” explica.

Nesse ano, o Conselho Superior atuou também com representantes locais. De acordo com o conselheiro Walber Lopes, que esteve presente em Conceição do Araguaia, esse tipo de supervisão é positiva. “A presença do Conselho Superior com representantes em cada Campus reforçou ainda mais o trabalho, demonstrando a transparência na condução do processo eleitoral, além de prezar pela legalidade no que estabelece a legislação vigente” comenta.

Texto: ASCOM / IFPA

Confira a lista dos Diretores-Gerais eleitos, clique AQUI.