Novos Diretores Gerais do IFPA são empossados

• Publicado: Terça, 26 de Abril de 2016, 16h26
  • Última atualização em Quarta, 13 de Julho de 2016, 00h53

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) empossou na manhã desta terça-feira (26), no Auditório da Biblioteca do Campus Belém, os novos Diretores Gerais dos Campi Breves, Conceição do Araguaia, Itaituba, Marabá Rural e Santarém. O evento representou mais que mera formalidade, significou o resultado final de um processo democrático realizado no Instituto.

Os cinco novos diretores gerais empossados são Mário Médice Barbosa, Vitor Silva Barbosa, Raimundo Lucivaldo Cruz Figueira, Marcos Antônio Leite da Silva e Damião Pedro Meira Filho, que terão o mandato até 2019, respectivamente nos Campi Breves, Conceição do Araguaia, Itaituba, Marabá Rural e Santarém. No processo eleitoral, houve a participação dos servidores técnicos-administrativos, docentes e alunos do Campus envolvido.

Segundo o novo Diretor Geral do Campus Breves, Mário Médice, a presença do Instituto Federal do Pará no pólo Marajó é instrumento fudamental para a capacitação da mão-de-obra local. “Estamos começando dois cursos novos, são a essência de um projeto institucional, o curso de agropecuária que é do eixo de recursos naturais, curso importantíssimo para dinamizar a economia do território do Marajó, e o curso de saneamento para melhorar a qualidade de vida dos moradores. Além dos cursos já existentes como informática, edificações e eventos” afirma.

Em Conceição do Araguaia, Vitor Barbosa destaca ações que serão feitas no mandato como a melhoria da qualidade na relação entre o professor e o aluno, aĺém do investimento na infraestrutura do Campus. “O Campus tem algumas metas a serem cumpridas, entre elas a revitalização de algumas obras que ficaram paradas como o nosso centro experimental agroecológico do Araguaia, a conclusão dos nossos laboratórios, aumentar o número de alunos matriculados, para que a gente posssa elevar os índices na nossa relação aluno e professor, com isso ocasionando a melhor qualidade do ensino” ressalta o novo diretor eleito com 53,07 % dos votos.

Nas eleições desse ano, foram formadas Comissões Eleitoriais Locais e uma Comissão Central para conduzir o processo eleitoral. O Conselho Superior do IFPA também atuou fiscalizando as votações nos cinco munícipios.

Para Marcos Leite, novo Diretor Geral do Campus Marabá Rural, o envolvimento da comunidade é essencial para fortalecer ainda mais a democracia, legitimando o processo de escolha. “A diferença entre um diretor eleito e um não eleito é muito grande, você começa na campanha, você apresenta um plano de ação, que é discutido minimamente com a comunidade e aí vêm a motivação da comunidade de ter expectativa com algumas metas que nós estabelecemos” destaca.

Texto: ASCOM IFPA

Confira a página das eleições. Clique AQUI.