IFPA realiza capacitação para os coordenadores dos cursos técnicos e de graduação

• Publicado: Segunda, 02 de Maio de 2016, 16h58
  • Última atualização em Quarta, 13 de Julho de 2016, 00h55
  • Acessos: 3138

Há quem diga que a qualidade na gestão de um curso depende, em grande parte, do trabalho dos coordenadores, que realizam desde funções acadêmicas até funções institucionais. Sem esse profissional devidamente qualificado, a relação entre os alunos e os professores estaria prejudicada. Com o foco nessa qualificação, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), através da Pró-Reitoria de Ensino (PROEN), realiza no período de 02 a 05 de maio, no Auditório Central do Campus Belém, o curso “Capacitação de Coordenadores de Cursos Técnicos e de Graduação” do Instituto.

O evento conta com extensa programação. Através de palestras, mesas redondas e fóruns, os participantes, na maioria coordenadores dos cursos ofertados pelo IFPA no interior e capital, podem atualizar os conhecimentos sobre as Políticas Educacionais da Rede Federal, processo de autorização, criação, extinção de cursos, sistema de gerenciamento acadêmico, entre outros assuntos relacionados ao cotidiano do profissional.

As atribuições dos coordenadores dos cursos representam também um elo entre a gestão e os alunos e professores, a melhoria das práticas pedagógicas desenvolvidas dentro do Instituto representa o aumento na eficiência do trabalho do coordenador. “Essa capacitação representa uma série de discussões que fazem parte dos trabalhos diários dos nossos coordenadores como a curricularização da extensão, a questão de estágio e toda a parte de regulamentação de ensino” afirma o Reitor do IFPA, Cláudio Alex.

Segundo Cláudio Alex, o evento também prepara os coordenadores para os processos de avaliação que os cursos passam regularmente. “Tem também um aspecto muito importante que tem que ser destacado, os processos de avaliação do cursos superiores. É importante que esse coordenador esteja habilitado com esses instrumentos. Toda essa cadeia de conhecimentos vai ser discutida aqui” diz.

A fase embrionária desse curso de capacitação partiu dos estudos que a Pró-Reitoria de Ensino já vinha desenvolvendo desde o ano passado com a participação dos Diretores de Ensino dos Campi. A Pró-Reitoria de Ensino do IFPA, Elenilze Teodoro, destaca a importância de estar atualizado à respeito dos novos programas educacionais. “As políticas nacionais têm modificado, todo esse contexto, traz uma necessidade de formação para os nossos coordenadores, o que justificou esse esforço de organização de uma ação que pudesse tratar as temáticas referentes aos cotidianos desse coordenador” ressalta a Pró-Reitora.

Servidor do Instituto há 42 anos, Luiz Carlos, que atualmente é Coordenador do Curso Técnico de Eletrotécnica, vê nessa oportunidade, uma forma de agregar conhecimento. “A gente nunca sabe tudo, acho que cada detalhe que você aprende nessas capacitações é muito importante para gente, eu acho que foi um momento especial para nós, que estamos com direção nova e um Reitor novo” explica.

O final do curso culminará com a formação de três fóruns: Fórum dos Coordenadores de Curso da Educação Básica, Fórum dos Coordenadores de Cursos de Licenciatura e o Fórum dos Coordenadores de Curso de Tecnologia e Engenharia. Nesse processo, há a possibilidade de discutir tanto questões próprias como questões transversais nessas áreas, o que permite a realização de ações coletivas entre os cursos.

Texto:  ASCOM - IFPA

Saiba mais, clique AQUI.