IFPA realiza 2º Encontro de Gestão de Pessoas do Instituto

• Publicado: Segunda, 23 de Maio de 2016, 18h46
  • Última atualização em Quarta, 13 de Julho de 2016, 00h55

A adequada política de gestão de pessoas tem papel importante para o alcance de maneira eficaz, eficiente e efetiva das metas do planejamento estratégico de uma organização. Quanto mais o funcionário domina as normas e procedimentos, mais rápida as tarefas são finalizadas. Exatamente nesse contexto, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), através da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), realiza nos dias 23 e 24 de maio, no Auditório da Biblioteca do Campus Belém, o II Encontro de Gestão de Pessoas do Instituto, o evento visa atualizar os servidores sobre a adequada resolução dos processos e utilização dos sistemas de pessoal do IFPA.

Entre as tarefas rotineiras realizadas pelos servidores que atuam no setor de recursos humanos dos Campi do IFPA, há o pagamento de substituição de função, progressão de técnicos-administrativos, contratação de professor substituto, concessão de férias, alteração de exercício e lotação, entre outros. Cada processo possui uma particularidade para ser analisada, a demanda é alta, só para ter uma ideia, na Diretoria de Gestão de Pessoas da Reitoria são movimentados mensalmente em média 200 processos, é necessário estar atento aos procedimentos e fundamentos legais para a correta decisão em uma situação.

Com base nesse cenário, o segundo Encontro de Gestão de Pessoas traz uma extensa programação com palestras que explicam como devem ser feitos os procedimentos relativos aos recursos humanos. Segundo o Diretor de Gestão de Pessoas da Reitoria, Jairo Rodrigues, quando o servidor é orientado corretamente sobre o que deve ser feito, a produtividade aumenta. “Esse segundo Encontro de Gestão de Pessoas é um evento diretamente ligado às Coordenações de Gestão de Pessoas dos Campi e a Diretoria de Gestão de Pessoas, a gente busca uniformizar os procedimentos, levar ao conhecimento dos coordenadores dos Campi, as novas normativas e legislações, sempre buscando a eficiência do trabalho na prestação melhor do serviço em um tempo menor” explica.

Para o docente da Universidade da Amazônia (Unama) e palestrante do evento, Eduardo Vasconcelos, atividades que prezam pela melhor aplicação das normas e procedimentos pelo servidor, ajudam no cumprimento das metas organizacionais do planejamento estratégico da Instituição. “As normas e procedimentos são comuns nas organizações de qualquer esfera, quanto mais esse servidor conseguir perceber que participar de cursos, palestras e demais atividades com esse viés contribuem para o crescimento dele como profissional para o desempenho das atividades, para o próprio resultado do trabalho, melhor será para própria organização e para o servidor” enfatiza.

Texto: ASCOM IFPA
Fotos: Héden Franco

Conheça a página da Diretoria de Gestão de Pessoas. Clique AQUI
Na seção de direitos e deveres, veja alguns procedimentos. Clique AQUI