Aluno do IFPA participa da cerimônia de acendimento da tocha olímpica

• Publicado: Quinta, 16 de Junho de 2016, 13h40
  • Última atualização em Quarta, 13 de Julho de 2016, 00h55

No dia 15 de junho de 2016, todos os caminhos tinham uma única direção, o Estádio Olímpico Edgar Proença, conhecido como Mangueirão. Mas dessa vez, não passaram pelas catracas do estádio, os torcedores azulinos do Clube do Remo ou os bicolores do Paysandu Sport Clube, o futebol não era o motivo para que muitas pessoas ficassem aglomeradas próximas ao portão B1, o clima era diferente, os músicos do grupo folclórico “Os Baioaras” ditavam o ritmo, ao som do carimbó, todos que estavam presentes aguardavam a tocha olímpica.

Ansioso e um pouco nervoso, estava Eytor Martins Moreira, aluno do curso de Telecomunicações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), aos 17 anos, o Eytor viveu um momento único. Ao lado de outros dois estudantes da Escola Municipal Terezinha Souza, foi o responsável pelo acendimento da tocha olímpica em Belém. “Eu fiquei muito feliz, primeiramente, de ter ganhado a oportunidade de estar aqui e participar desse evento. Eu sou uma pessoa que gosta muito de esporte, então eu fico muito emocionado com isso, acompanho a vida de alguns atletas, tenho times favoritos, países favoritos, então eu espero que o Brasil possa trazer muitas medalhas para gente” afirma o aluno do IFPA.

A oportunidade para vivenciar esse momento veio através de um concurso de redação realizado pelo Ministério da Educação (MEC), em parceira com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação (Consed). Com o macrotema “O Brasil e os Jogos Olímpicos”, o concurso visou selecionar estudantes regularmente matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental ou no Ensino Médio para participarem do revezamento da Tocha Olímpica, Eytor Martins foi um dos vencedores. Antes de acender a tocha olímpica, que teve como primeiro condutor o atleta de MMA Lyoto Machida, o aluno do IFPA reforçou o papel do docente na instituição. “O docente é o responsável pelo nosso futuro, está sempre disposto a ajudar a gente, a nos orientar, não só dentro de sala de aula, mas também fora” diz.

Para o docente de Espanhol do IFPA, Welisson Reis, Eytor sempre foi um aluno muito atencioso e comunicativo, a vitória no concurso de redação representou o resultado de um trabalho com os docentes desempenhando um importante papel. “Foi muito interessante para gente e para a professora Helena, que é a professora de Redação dele e orientou ele a produzir o texto, foi muita felicidade quando a gente soube que redação dele foi a campeã” enfatiza o professor do Instituto.

Trajeto da Tocha

Após a cerimônia oficial de acendimento da tocha olímpica, o percurso iniciou no Mangueirão por volta das 13 horas e passou pelas principais vias de acesso de Belém, percorrendo pontos turísticos e históricos da cidade. Ao todo, entre atletas e personalidades artísticas, 162 pessoas participaram da condução do símbolo olímpico, totalizando um trajeto de 32 quilômetros que culminou no Portal da Amazônia com uma grande festa de encerramento.

Texto: ASCOM IFPA
Foto: Gleyce Apollo