56º Congresso Brasileiro de Química será realizado em Belém

• Publicado: Quarta, 03 de Agosto de 2016, 14h05
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 12h21
  • Acessos: 4460

No período de 07 a 11 de novembro de 2016, a capital paraense receberá o 56º Congresso Brasileiro de Química. Com o tema “Química: Tecnologia, desafios e perspectivas na Amazônia”, o evento será realizado no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia e contará com a participação de renomados pesquisdores, além de palestras, cursos, apresentações de trabalhos e mesas redondas. A organização é da Associação Brasileira de Química – ABQ.

O Congresso Brasileiro de Química é realizado anualmente em um Estado brasileiro com a finalidade de compartilhar os resultados da pesquisa e do desenvolvimento tecnológico, específicos daquela região, para a comunidade química. O principal reflexo do evento é a difusão do conhecimento para os estudantes e profissionais da área.

No evento, os participantes têm a oportunidade de apresentar trabalhos científicos. Segundo a docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Patrícia da Luz, o congresso é o cenário ideal para divulgação de estudos e pesquisas no âmbito da Química. “É através da exposição, que a comunidade científica local e nacional tem a oportunidade para apresentar os resultados de suas pesquisas, e desta forma, contribuir para o avanço da ciência e para o desenvolvimento tecnológico específicos daquela região às comunidades das outras regiões do país” diz.

Importantes pesquisadores nacionais e internacionais estarão em Belém para participar do evento. Na palestra de abertura estará presente Alberto Cardoso Arruda, professor do curso de química da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Diretor Científico da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (FAPESPA), o congresso terá também a participação do professor Hermínio José Cipriano de Sousa da Universidade de Coimbra – Portugal, da professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Judith Johanna Hoelzemann e do docente do Instituto Superior Técnico de Lisboa – Portugal Ramiro Neves. Na área de ensino de química, entre os nomes, está o docente Ivano Gebhardt Rolf Gutz do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ – USP).

A docente do IFPA, Patrícia de Luz, ressalta a importância da vasta programação. “O congresso está com um alto nível científico na programação, englobando diversas áreas da química como ensino, meio ambiente, tecnologias, entre outros. Esperamos com isso obter um número significativo de inscritos e desta forma fazer com que o Congresso Brasileiro de Química seja um sucesso. Este é o nosso foco. Esta é a nossa missão” destaca.

Exposição de Trabalhos

Se você possui um trabalho inédito e original que se enquadre no escopo do Congresso, você poderá apresentar no evento. Entre os tipos de trabalhos permitidos para submissão ao evento são: pesquisa científica, submetida por estudantes, professores ou pesquisadores de quaisquer níveis; estudos de caso aplicado a situações complexas ou casos raros na área de Química e experiências e/ou práticas de aprendizagem. Fique atento, a data limite para o envio é 16 de agosto de 2016.

Feira de Projetos de Química

Para aproximar ainda mais os conceitos e fenômenos da Química à realidade cotidiana, no Congresso será realizada a XVII FEPROQUIM – Feira de Projetos de Química, atividade desenvolvida pela Associação Brasileira de Química – ABQ, que estimula os estudantes do nível médio e técnico a desenvolver projetos que tornem o ensino da Química nas escolas mais próximo do dia a dia. O projeto vencedor receberá a premiação de R$ 1.000,00, a data limite para o envio dos projetos é até 16 de agosto de 2016. Poderão ser projetos em grupo, máximo cinco pessoas, e individuais.

Maratona de Química

Na vigésima quarta edição, a Maratona de Química visa incentivar os alunos do ensino médio a aprofundar os estudos e desenvolver pesquisas na área Química. Na atividade, os selecionados passarão por um processo de avaliação prática, com a demonstração de experimentos químicos, e uma prova escrita. Os três primeiros colocados receberão prêmios especiais. Para participar, o candidato deverá ser aluno regularmente matriculado no ensino médio e cursar uma disciplina de Química. Candidate-se, preencha a ficha de inscrição no site do evento e envie uma redação com o tema “Química: Tecnologia, Desafios e Perspectivas na Amazônia” até o dia 16 de agosto de 2016.

Texto: ASCOM IFPA

INCREVA-SE