Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

11 de Agosto, Dia do Estudante

  • Publicado: Quinta, 11 de Agosto de 2016, 19h06
  • Última atualização em Quinta, 11 de Agosto de 2016, 20h24
  • Acessos: 5543
imagem sem descrição.

 

 

Hoje se comemora o Dia do Estudante, data marcada pelo avanço na educação brasileira e pela representatividade desta classe para a sociedade. Tudo começou no dia 11 de agosto de 1827, na época do Brasil Império, quando Dom Pedro I autorizou a criação de duas faculdades de Direito no Brasil, uma em Pernambuco e outra em São Paulo. As faculdades foram pioneiras não apenas na área, mas também na educação superior do país. Antes disso, quem quisesse cursar o ensino superior deveria sair do país.
Em 1927, na comemoração do centenário das faculdades, o advogado Celso Gand Ley sugeriu que a data fosse estendida a todos os estudantes. A partir de então toda a classe estudantil passou a ser homenageada neste dia, no qual também se comemora o Dia do Advogado.
Dez anos depois, em 1937, mais um acontecimento marcou a data: a criação da União Nacional dos Estudantes - UNE, que lutou contra a ditadura do Estado Novo e mostrou a força e a influência estudantil na sociedade.

Parabéns a todos os estudantes!

 

 

Referências e mais informações:

FERNANDES, Cláudio. "11 de agosto — Dia do Estudante"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/datas-come…/dia-estudante.htm>. Acesso em 10 de agosto de 2016.

http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/datas…/dia-estudante.htm

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página