Reitor do IFPA é empossado para Diretoria Executiva do Conif.

• Publicado: Quinta, 16 de Fevereiro de 2017, 14h00
  • Última atualização em Quinta, 16 de Fevereiro de 2017, 14h15

Os novos Integrantes da Diretoria Executiva do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), foram empossados na última terça-feira, 14/02, em solenidade ocorrida no Campus Brasília do Instituto Federal de Brasília (IFB) com a presença de parlamentares, do vice-governador do Distrito Federal, Renato Santana, representantes de consulados de países parceiros, servidores e dirigentes da Rede Federal e de entidades ligadas à educação. Os reitores Francisco Roberto Brandão Ferreira, (presidente – IFMA), Roberto Gil Rodrigues de Almeida (vice-presidente – IFTM), Wilson Conciani (diretor Administrativo – IFB), Cláudio Alex Jorge da Rocha (diretor Financeiro – IFPA) e Maria Clara Kaschny Schneider (diretora de Relações Institucionais – IFSC) assumiram a Diretoria para a gestão de 2017.

“Apesar das dificuldades conseguimos fortalecer o processo de expansão da Rede Federal, desenvolvendo ações estratégicas para a educação profissional no País e intensificando o diálogo com o governo e parceiros internacionais”, destaca Marcelo Bender Machado, reitor do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), que encerrou seu mandato como presidente do Conif.

Para o Reitor do IFPA, Cláudio Alex Jorge da Rocha, a representatividade do Instituto no Conif demostra visibilidade positiva “A escolha do IFPA para compor a Diretoria executiva do Conif mostra o papel de liderança e credibilidade que nosso Instituto está apresentando dentro da Rede Federal”.
Ainda destaca que fortalecer a Rede é também fortalecer o IFPA “As novas atribuições e responsabilidades que estamos recebendo, de compor a Diretoria Executiva do Conif, não nos deixará esquecer as questões internas do IFPA. Vamos tentar fortalecer os laços da Rede Federal em especial com o nosso querido Instituto Federal do Pará”.

O novo presidente, Roberto Brandão, reitor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), enfatizou a importância do Conif como articulador dos interesses da Rede Federal em todas as instâncias do governo. “A verdadeira luta dos reitores é no sentido de que este Conselho se torne cada vez mais representativo, o que será possível com a criação de vínculos mais estreitos e constantes com a comunidade acadêmica”.

Para a secretária de Educação Profissional e Tecnológica, Eline Nascimento, que representou o ministro da Educação Mendonça Filho, o trabalho conjunto possibilita que os Institutos Federais, os Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II funcionem com máxima eficiência. “Vamos atuar em prol de quem mais importa, os alunos, trazendo resultados sociais e desenvolvimento econômico para todas as regiões”.

Encontro com o ministro – Impossibilitado de comparecer à solenidade de posse, o ministro da Educação recebeu parte dos integrantes da Diretoria Executiva no Ministério da Educação (MEC) na tarde dessa terça-feira. Ele ressaltou a importância de o Conif construir ações conjuntas com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) para a consolidação e expansão da Rede Federal. Mendonça Filho confirmou que participará da próxima Reunião Ordinária do Conselho em Brasília.

Veja mais fotos AQUI

Texto: João Augusto Rodrigues