IFPA realiza II Encontro das Equipes de Assistência Estudantil

• Publicado: Quinta, 18 de Maio de 2017, 19h28
  • Última atualização em Quinta, 18 de Maio de 2017, 19h35

Encerrou ontem a segunda edição do Encontro das Equipes de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Com dois dias de programação, o Encontro girou em torno do tema “Refletindo sobre a construção histórica e política da Assistência Estudantil no IFPA”. O evento é uma realização do Departamento de Assistência Estudantil e Ações Inclusivas da Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) e teve como objetivo promover a troca de experiências e ideias.

“Esse é um momento muito importante para nós da pró-reitoria de ensino, porque é uma hora em que a gente sistematiza as nossas ações, reflete sobre as coisas que a gente vem executando, planeja novas ações e discute sobre os fluxos, documentos e os procedimentos e a gente também capacita as equipes para uma série de procedimentos específicos, próprios do cotidiano da Assistência Estudantil”, destaca a Pró-Reitora de Ensino, Elinilze Teodoro.

Durante o evento, Assistentes Sociais, Pedagogos e Psicólogos de vários campi puderam acompanhar a discussão da Mesa Redonda “A construção histórica e as marcas identitárias e políticas do Programa Nacional de Assistência Estudantil da Rede Federal”, que contou com a presença da Assistente Social do Instituto Federal de Roraima, Lígia Nóbrega. Os participantes também puderam conhecer um pouco mais sobre o mapa da Assistência Estudantil no IFPA e as rotinas para o acompanhamento do programa no Instituto.

Servidores de diversos campi também tiveram a oportunidade de entrar em contato com relatos de experiências, como a do Campus Ananindeua, que implantou o módulo de Assistência ao Estudante via SIGAA. Ângela Iketani é Assistente Social do Campus Breves e já pensa em levar esse método ao seu campus: “Essas experiências exitosas, como foi a colocada pelo Campus de Ananindeua, são muito interessantes. A gente vai levar essa experiência para os nossos campi também, pois assim a gente vai ter um resultado mais positivo, eu acredito que a gente vai otimizar também o tempo”, conta.

O trabalho desenvolvido pelas equipes de Assistência Estudantil do IFPA envolve diversas ações, como elaboração de editais e de perfis socioeconômicos dos alunos e mapeamento institucional de estudantes em condições de vulnerabilidade social, além do acompanhamento do desempenho desses alunos, a partir dos auxílios concedidos pelo Programa.

Texto: Lívea Colares - ASCOM IFPA Reitoria
Fotos: ASCOM IFPA