Alunos do IFPA disputam provas de atletismo no Mangueirão

• Publicado: Segunda, 19 de Junho de 2017, 18h52
  • Última atualização em Segunda, 19 de Junho de 2017, 18h52

Acostumando a sediar os jogos entre Remo e Paysandu, o Estádio Estadual Edgar Augusto Proença teve uma programação diferente na manhã de ontem. As pistas de atletismo do famoso Mangueirão receberam os alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), para competir pelos Jogos dos Institutos Federais (JIFs) 2017, etapa estadual.

Antes mesmo das oito horas da manhã, os alunos já disputavam provas de pista e de campo, entre elas, corrida, salto triplo, lançamento de dardo, arremesso de peso e salto em distância. Silas Carvalho, do Campus Marabá Rural, foi primeiro lugar na prova de 400 metros rasos Masculino e conta que começou a praticar essa modalidade por incentivo dos professores, “A gente às vezes fazia as aulas de educação física e essa foi a área que eu me destaquei mais, aí por incentivo dos professores eu escolhi essa área que eu me destaco mais”.

Já a aluna do Campus Belém, Marisa, relata que teve outro motivo para praticar o atletismo: a saúde. Ela já treina há um ano, com a ajuda dos professores, e conta como isso já afetou positivamente o seu tratamento. “Está sendo bom porque como eu tinha problema de respiração, me ajudou a controlar minha respiração, minha resistência e está sendo bom para o meu desenvolvimento também. O Atletismo é o único esporte que eu estou praticando no momento, sem ele eu vou voltar pro problema respiratório que eu tinha antes”, explica.

Esse foi o segundo dia de competições dos JIFs e todas as 11 modalidades serão disputadas até o dia 24 de junho. A partir do dia 19, as competições serão realizadas em Bragança, onde também acontece a abertura oficial dos Jogos. Todos os vencedores da etapa estadual vão participar da fase regional, que acontece no segundo semestre e reúne os Institutos Federais de toda a região Norte.

Texto: Lívea Colares - ASCOM IFPA Reitoria
Fotos: Héden Franco - ASCOM IFPA Reitoria