Cursos do IFPA ganham quatro estrelas no Guia do Estudante

• Publicado: Quinta, 19 de Outubro de 2017, 14h50
  • Última atualização em Quinta, 19 de Outubro de 2017, 20h09

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) está na publicação Guia do Estudante – Profissões vestibular 2018, da Editora Abril, que entrou em circulação a partir do dia 16 de outubro de 2017. Ao todo, 13 cursos do Instituto foram estrelados pela publicação, dentre eles, dois receberam quatro estrelas. O Guia do Estudante não tem relação com a avaliação dos processos regulatórios do Ministério da Educação (MEC), no entanto, trata-se de uma publicação de grande circulação nacional.

A avaliação foi realizada a partir das informações prestadas pelos coordenadores dos referidos cursos, sobre corpo docente, infraestrutura e metodologias empregadas. “Essa avaliação é uma projeção para avaliação oficial do MEC, visto que essas informações que nós manifestamos através do questionário, para o guia do estudante, são informações que eu sempre digo que são verdadeiras e que podem ser comprovadas a qualquer momento”, afirma Daniel Palheta, coordenador do curso de Licenciatura em Física do Campus Belém.

O curso recebeu quatro estrelas de um total de cinco e tem uma equipe docente composta por dois pós-doutores, sete doutores e dois mestres que estão buscando se doutorar na área. Os alunos contam com uma sala de estudo exclusiva do curso e a Coordenação está construindo uma biblioteca setorial para subsidiar ainda mais os alunos. Além dos dois laboratórios já em funcionamento, em breve será dado início às obras de construção de um laboratório de pesquisa multi-usuário (Física e Química), com equipamentos de ponta na síntese e caracterização de materiais, bem como experiências aplicadas de Física Moderna.

Inclusive, essa interdisciplinaridade será muito explorada no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza, que também está sendo desenvolvido pela Coordenação. Ainda na fase de projeto, o Mestrado é uma proposta de verticalização do ensino para os egressos das licenciaturas em física, química e ciências biológicas, como explica a Professora Solange Côrrea, escolhida para coordenar o mestrado. “A proposta é que o mestrado tenha duas linhas, a linha do ensino de ciências naturais e a outra linha de pesquisa seria educação ambiental, mas é uma proposta que está sendo ainda elaborada e nós pretendemos, o mais rápido possível, dar entrada junto à Instituição para que ele seja aprovado, depois que ele for aprovado é que nós temos uma outra etapa de submeter a Capes, porque a Capes que vai definir se o projeto vai ser aprovado ou não”, explica Solange.

Ciências Biológicas

É o Campus Tucuruí que abriga o outro curso mais estrelado do IFPA, segundo o Guia do Estudante. A graduação de Licenciatura em Ciências Biológicas também vai exibir quatro estrelas na publicação nacional. O curso iniciou em 2011 e hoje já tem mais de 100 alunos e uma equipe composta por mais de 20 professores, a maioria com a titulação de Doutor ou de Mestre. Os discentes podem usufruir de um acervo bibliográfico atualizado e diversificado, das diferentes áreas das ciências biológicas, além de uma coleção zoológica e laboratórios em áreas bastante diversificadas, como microbiologia, zoologia e práticas pedagógicas.

Para o atual coordenador do curso, Dnilson Ferraz, a nota é resultado de um trabalho que vem sendo realizado desde 2011. “Nós temos a dedicação e o trabalho árduo dos coordenadores que já passaram a frente do curso desde 2011, dedicação essa da Coordenação junto com os demais docentes, nós temos também o apoio da gestão que tem nos possibilitado crescer e termos essa estrutura que atualmente nós temos. Além da atuação dos docentes em si, nós também temos a dedicação dos alunos, dedicação essa que faz com que nós queiramos, a cada dia, nos dedicar mais para o curso e fazer com que o curso tenha melhoras”, destaca o coordenador.

O Professor Fábio Pacheco esteve na Coordenação de 2014 a 2017 e conta que muito foi feito para qualificar ainda mais o curso. “Sempre prezamos por melhorar a qualificação dos nossos docentes, visando um quadro com o maior número possível de doutores, lutamos pela implantação de políticas que possibilitassem a pesquisa e a extensão no âmbito do curso, lutamos por políticas de permanência e êxito dos nossos estudantes, implementamos eventos de difusão do conhecimento, envolvendo os discentes na organização dos mesmos, entre muitas outras ações”, enumera Fábio Pacheco.

Para a Diretora de Pesquisa, Inovação, Pós-graduação e Extensão do Campus, Fernanda Andrade, o corpo docente e os laboratórios são grandes méritos do curso e contribuíram para o bom desempenho na avaliação. “Nós temos aí a maioria dos docentes do curso doutores, e acabaram implementando no campus a possibilidade de termos quatro laboratórios de pesquisa e três de ensino, nesse caso, o aluno pode, a qualquer momento, procurar diversas áreas, ou as áreas que a gente tem aqui, genética, neurociência, zoologia, microbiologia e começar as suas atividades dentro da pesquisa”, conta a Diretora.

O Diretor Geral do Campus Tucuruí, Anderson Barbosa, enxerga nessa avaliação uma oportunidade de melhorar ainda mais a imagem do Campus, diante da comunidade externa. “Essa notícia também mostra que o IFPA Campus Tucuruí está numa ascendência, onde nós agora conseguimos mostrar pra população que o IFPA Campus Tucuruí não é só uma escola técnica, mas também um Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia, em que trabalhamos tanto o ensino técnico, como também o ensino superior, e o campus Tucuruí especificamente está trabalhando nos cursos de pós-graduação”, afirma o Diretor.

Texto: Lívea Colares |ASCOM IFPA Reitoria
Fotos: Héden Franco | ASCOM IFPA Reitoria