Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Inscreva-se na maior competição de comunicação científica do mundo

  • Publicado: Segunda, 22 de Janeiro de 2018, 20h29
  • Última atualização em Segunda, 22 de Janeiro de 2018, 20h42
  • Acessos: 2585
Imagem: Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações
Imagem: Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

 

Cientistas e pesquisadores de todo o Brasil, com nível mínimo de mestre, são desafiados a explicar um conceito científico ou tecnológico - apresentar importância ou impacto na vida cotidiana, em um vídeo de três minutos para participar da maior competição de comunicação científica do mundo, o concurso FameLab. O cadastro e envio do vídeo deve ser feito por meio eletrônico pelo site www.famelab.com.br até 28 de fevereiro. As etapas nacionais presenciais ocorrem no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

Com o objetivo de identificar e apoiar estudantes no âmbito da competição internacional FameLab de comunicação científica, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) lançou a Chamada de Propostas, no dia 18 de janeiro, pelo intermédio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), o Museu do Amanhã e o Conselho Britânico, que organiza o concurso.

Poderão se inscrever estudantes de Mestrado (stricto sensu), Doutorado, Doutorado Direto e Pós-doutorado, bolsistas ou não, nas áreas de Ciências da Vida ou Ciências Exatas, Tecnológicas e Engenharias.

Para se inscrever nesta terceira edição do FameLab no Brasil, além de seus dados pessoais, o estudante deve fazer o upload de uma apresentação oral (com linguagem dinâmica, cativante, inspiradora, cientificamente correta e clara), com versões em português e em inglês, sobre um tópico de ciência e/ou tecnologia, sem uso de PowerPoint ou outro dispositivo eletrônico de apresentação e com uso limitado de materiais de apoio portáteis. Lembrando que a duração máxima de cada vídeo é três minutos.

O vídeo deve atender aos seguintes critérios:

-Duração máxima de seis (6) minutos, sendo no máximo três (3) minutos para cada versão (Inglês e Português);

-Formatos .mov ou .mp4, com até 50 megabytes;

-Sem a utilização de PowerPoint ou outro dispositivo eletrônico de apresentação, e com uso limitado de materiais de apoio portáteis;

-Sem música de fundo;

-Sem edições ou efeitos especiais.

A qualidade do vídeo não será levada em conta na avaliação. O vídeo não pode ser editado, nem incluir outras pessoas além do próprio apresentador.

 

Todas as etapas nacionais serão realizadas no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, seguindo o seguinte cronograma: a Masterclass 1 (23 e 24 de abril), a Semifinal Nacional (25 de abril), Masterclass 2 (26 de abril) e a Final nacional (27 de abril). O vencedor terá as despesas custeadas para participar da Final Internacional, no Festival de Cheltenham, na Inglaterra, entre os dias 4 e 10 de junho.

Premiação

Os autores dos 30 melhores vídeos ganharão passagem e estadia para ficar de 23 a 27 de abril no Rio de Janeiro, onde serão treinados por um especialista britânico da comunicação para se apresentarem ao vivo no Museu do Amanhã diante de um comitê avaliador e convidados. Destes, serão selecionados dez finalistas, que passarão por outra etapa de treinamento e farão uma nova apresentação para concorrer ao grande prêmio: uma viagem para disputar as finais no Reio Unido, durante o Festival de Ciência de Cheltenham, que acontece de 4 a 10 de Junho, na Inglaterra.

 

Edital aqui.

Assista aos vídeos do FameLab global e da semifinal brasileira de 2017.

Mais detalhes aqui.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página