Começam as inscrições no Sisu/2018

• Publicado: Terça, 23 de Janeiro de 2018, 20h58
  • Última atualização em Terça, 23 de Janeiro de 2018, 20h58

Começam hoje, 23 de janeiro, as inscrições para o sistema de Seleção Unificada (Sisu). Nesta edição, são ofertadas 1140 vagas em nove campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPa) para o primeiro semestre deste ano. As inscrições são feitas pelo site do Sisu. Podem participar os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017 e não tiraram zero na redação. As inscrições podem ser feitas até o 26 de janeiro.

Ao fazer a inscrição, o candidato deve optar por até duas opções de cursos entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do Sisu. O estudante deve definir se prefere concorrer a vagas de ampla concorrência ou às vagas reservadas a ações afirmativas. Durante o período de inscrição, os candidatos têm possibilidade de alterar suas opções. No entanto, será considerada válida apenas a última inscrição confirmada.

Nesta 1ª etapa do Sisu/2018, por meio da reserva de vagas para ações afirmativas, o IFPA busca eliminar desigualdades históricas acumuladas ao longo de anos. O candidato que se inscrever para vagas destinadas a ações afirmativas deverá atender ao menos um dos requisitos: ter cursado integralmente o Ensino Médio em instituições públicas; ser egresso do Programa Projovem, Pronera, casa familiar rural ou escola familiar agrícola; ter alguma deficiência; ter renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo. O objetivo é assegurar o acesso ao ensino superior de pessoas com baixa renda ou em situação de exclusão.

A nota de corte é a menor nota necessária para ficar entre os selecionados em um curso, serve para o candidato monitorar sua inscrição. Ela é divulgada uma vez ao dia considerando o número de vagas e o total de candidatos inscritos. Os candidatos são selecionados de acordo com a nota do Enem, dentro do número de vagas em cada curso, por modalidade de concorrência.

O resultado será divulgado no dia 29 de janeiro e a matrícula deverá ser feita entre os dias 30 de janeiro e 7 de fevereiro. Os selecionados para as vagas do IFPA devem procurar a instituição para fazer sua matrícula. Aqueles que não forem selecionados na 1ª opção poderão participar da lista de espera.
A lista de espera será divulgada entre 2 e 7 de fevereiro. É preciso acessar o Sisu para participar da lista de espera na sua 1ª opção. Quem optar por participar da lista de espera deverá acompanhar a convocação para matrícula dos selecionados, pois caso alguém desista, um novo candidato poderá ser convocado.

Mais informaçõeshttp://sisu.mec.gov.br/como-funciona

Texto: ASCOM IFPA - Reitoria