ProfEPT: Programa de Mestrado tem edital divulgado

Período de inscrição no processo seletivo do ProfEPT vai de 15 de fevereiro a 4 de março

• Publicado: Quinta, 25 de Janeiro de 2018, 22h09
  • Última atualização em Sexta, 26 de Janeiro de 2018, 17h49

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) se prepara para ofertar 20 vagas do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Destas vagas, 8 são destinadas aos servidores do IFPA e as outras 8 vagas para ampla concorrência. Quatro vagas são para ações afirmativas. O edital foi divulgado nesta quinta-feira, 25. As inscrições iniciam em 15 de fevereiro.

O ProfEPT é coordenado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES). O IFPA Campus Belém será um dos 36 polos a ofertar o Programa em 2018.

ProfEPT

O Programa de Mestrado ProfEPT atende à política de democratização do acesso ao ensino técnico de qualidade e promoção da profissionalização dos jovens, qualificando professores para assumir a docência. De acordo com a Pró-reitora, Ana Paula Palheta Santana, o novo mestrado contará com 10 doutores dos campi de Belém, Bragança e Marabá Rural. “Esse mestrado é fruto do compromisso do IFPA em avançar para seguir em frente, crescendo em suas atividades de Pós-Graduação & Pesquisa. É resultante de uma proposta que apresentou comprovação de infraestrutura adequada, corpo docente qualificado e elevada produção científica”, ressaltou.

O objetivo do curso é proporcionar formação visando tanto a produção de conhecimento como o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado. Trata-se de uma modalidade de estudo semipresencial. As disciplinas obrigatórias serão ofertadas na modalidade presencial e até 30% a distância. A conclusão do mestrado está condicionada à apresentação e entrega de um produto educacional em EPT.

O Programa do Mestrado desenvolverá atividades em duas linhas de pesquisa: Gestão e Organização do Espaço Pedagógico em Educação Profissional e Tecnológica e Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica.

“Esse mestrado, com edital aberto, reafirma o compromisso da gestão com a ampliação das ofertas de Pós-graduação Stricto Sensu e das possibilidades de qualificação de nossos servidores e à comunidade externa em uma área que é a nossa própria essência. Neste contexto, parabenizamos a todos os envolvidos nesta grande conquista, em especial a PROPPG e os nossos professores e professoras que compõem a proposta do Instituto Federal de Educação, Ciência do Pará como Pólo PROFEPT”, ressalta o reitor Cláudio Alex Jorge da Costa.

Inscrição

A inscrição será exclusivamente via internet em endereço a ser divulgado no sítio do programa. A inscrição será R$70,00. Terão direito à isenção do pagamento das inscrições as pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico e/ou membro de família de baixa renda.

Seleção

O exame consiste na realização de uma prova objetiva, com 30 questões, e uma questão discursiva versando sobre as bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica conforme bibliografia disponibilizada no edital.

Cronograma

De acordo com edital publicado nesta quinta-feira, 25, o processo seletivo seguirá o seguinte cronograma:

Inscrições: 15 de fevereiro a 04 de março

Homologação das inscrições: 16 de março