IFPA passa a ser Polo de Treinamento Intensivo em Matemática

Campus Paragominas foi credenciado para treinar estudantes para a Olimpíada Brasileira de Matemática

• Publicado: Terça, 13 de Março de 2018, 19h53
  • Última atualização em Terça, 13 de Março de 2018, 19h58

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Campus Paragominas, será Polo de Treinamento Intensivo em Matemática para estudantes interessados em participar da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

Essa conquista só foi possível, pois, em fevereiro, os professores de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), campus Paragominas, Luciano Gonçalves da Silva e Hebison Almeida inscreveram o campus, por meio do envio dos currículos Lattes, para a instituição ser Polo de Treinamento Intensivo (POTI) para a OBMEP.

Os POTIs foram criados com o objetivo de melhorar o desempenho dos estudantes brasileiros na OBM e OBMEP. O Coordenador do POTI no Campus Paragominas, Luciano Gonçalves da Silva, explica que em todo o Estado do Pará, agora com o credenciamento do IFPA, são duas as instituições credenciadas a ofertar o programa voltado para a OBM. “Além do IFPA Campus Paragominas, também está credenciada uma Escola Estadual no município de Jacundá”, informa.

Luciano explica que ao final de cada treinamento, os alunos participantes recebem certificado do próprio Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). “Sediar um Polo de treinamento intensivo representa uma forma de potencializar as chances de premiação dos alunos participantes, bem como desenvolver metodologias atrativas para o ensino da matemática a partir de materiais disponibilizados pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA)”, ressalta.

Participação no Treinamento

O IFPA Campus Paragominas disponibilizará 60 vagas a alunos do instituto, de escolas das redes municipal e estadual de ensino inscritas na OBMEP. As inscrições são gratuitas e feitas via internet até o dia 18/03 pelo site www.poti.impa.br. Os cursos disponibilizados pelo Programa são também sem custo para o estudante.

As aulas serão ministradas na forma presencial no IFPA Paragominas, duas vezes por semana, quintas e sextas feiras, às 15 horas, com exceção da primeira aula que está marcada para o dia 27 de março, 15 horas.

OBMEP

A 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) acontecerá nos dias 5 de junho e 15 de setembro, primeira e segunda fase respectivamente.

Texto: ASCOM IFPA Reitoria