IFPA Campus Paragominas participará pela primeira vez da OBF

As instituições de ensino podem se inscrever para participar da Olimpíada Brasileira de Física até 4 de maio

• Publicado: Quinta, 15 de Março de 2018, 18h49
  • Última atualização em Quinta, 15 de Março de 2018, 21h01

Física é a ciência que estuda as leis que regem os fenômenos suscetíveis à observação e experimentação. Com base em teorias e experimentos esta área abrange as noções sobre dimensão, plano, partícula, força, gravidade, trabalho, energia, magnetismo, espaço-tempo, movimento, cinemática e mecânica. À primeira vista, por ser uma matéria que exige maior empenho e esforço, é fácil odiar esta disciplina. Mas, se bem explicados os conceitos e princípios sobre ondas, calor e termodinâmica, movimentos ondulatórios, óptica geométrica e eletricidade, por exemplo, logo se torna fascinante este universo, pois este estudo permite a compreensão do mundo.

Como aprender Física é uma tarefa para pessoas estudiosas e curiosas, a Olimpíada Brasileira de Física (OBF), um programa da Sociedade Brasileira de Física (SBF), foi elaborada para reunir todos estes jovens pesquisadores. O objetivo é despertar e estimular o interesse pela Física, proporcionar desafios aos estudantes e identificar os estudantes talentosos, preparando-os e estimulando-os a seguir carreiras científico-tecnológicas.

Os professores de Física interessados em inscrever a instituição de ensino em que trabalha têm até 4 de maio para credenciá-la no site,  em inscrições.

No ano de 2017, apenas o Campus Belém do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) constava entre as 18 instituições credenciadas a participar da OBF no Estado do Pará. Este ano, já estão credenciados para participar pela 1ª vez da Olimpíada Brasileira de Física (OBF), com seus alunos, o IFPA Campus Marabá Industrial e, também, o Campus Paragominas.“Por ser um campus novo, em implantação, no ano passado, sendo o primeiro ano de oferta do ensino médio na modalidade integrada, não foi possível sua participação devido a inconsistência, ainda, no código INEP do Campus. Contudo, este ano, havendo sido incluído o Campus no Senso escolar, foi possível iniciar a participação, a exemplo de outros Campi que já participaram de outras edições da Olimpíada”, esclarece o professor de Física José dos Reis Bandeira Filho responsável pela participação do IFPA Campus Paragominas na OBF.

Bandeira explica, também, que as inscrições para participar da OBF são feitas exclusivamente pela internet e não possui custo. “Quem inscreve o Campus é o Professor de Física. Após efetivação da inscrição o professor recebe login e senha para fazer todo o acompanhamento do processo pela página oficial do evento”, informa.

De acordo com termo de compromisso firmado no último dia 9 de março pelo Diretor Geral do IFPA Campus Paragominas, caso a instituição seja selecionada como sede da 2ª fase da OBF, o Campus disponibilizará a estrutura e dará apoio logístico aos professores de outros municípios que trouxerem suas equipes para participação do evento. “Cada equipe será responsável pelas despesas de locomoção e estadia para participar da aplicação da 2ª etapa, a qual será direcionada pela Coordenação Estadual do Evento sob responsabilidade do Prof. João Furtado de Souza da Universidade Federal do Pará (UFPA)”, ressalta prof. Bandeira.

Atenção alunos participantes fiquem atentos ao calendário:

Programação                                                  Período

Inscrição das Escolas                                        23 de fevereiro até 04 de maio (sexta feira).

Prova da 1ª Fase (nas escolas)                           10 de maio (quinta feira).

Divulgação do pré-gabarito da 1ª fase                   14 de maio (segunda feira).

Divulgação do gabarito final da 1ª fase                  28 de maio (segunda feira).

Prova da 2ª Fase                                                18 de agosto (sábado).

Prova da 3ª Fase                                                06 de outubro (sábado).

Divulgação do Resultado Final                             27 de novembro (terça feira).

Premiação nos estados                                       Março/2019.

Para mais informações, clique aqui.

Texto: ASCOM IFPA Reitoria