Parceria entre IFPA e Centresaf rende novos cursos para 2018

• Publicado: Sexta, 04 de Maio de 2018, 17h09
  • Última atualização em Terça, 03 de Julho de 2018, 14h07

A partir do mês de junho, novos cursos serão ofertados para os servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Trata-se do resultado de uma parceria entre o Instituto e o Centro de Treinamento da Escola de Administração Fazendária (Centresaf), que vai oferecer sete cursos entre os meses de junho a novembro de 2018. O objetivo é capacitar os servidores do IFPA, seja da Reitoria ou dos Campi, suprindo assim as demandas por capacitação identificadas em 2017.

“Os cursos seguem demandas feitas no ano passado e que ainda estão pendentes, pois não fizeram parte do plano de capacitação 2017. Nós verificamos com a Pró-Reitoria de Administração quais os cursos que seriam mais importantes e eles indicaram qual seria o melhor conteúdo. A Centresaf manda um conteúdo e ele é aprovado pelas pessoas do próprio ambiente de trabalho, pela Reitoria, por quem saiba a dificuldade de quem está num campus distante, a partir disso a gente vê o que tem que colocar mais e o que tem que dar ênfase nesse conteúdo”, explica a Coordenadora da Coordenação de Desenvolvimento e Avaliação da Diretoria de Gestão de Pessoas (CDA/DGP), Deize Freire.

Os cursos são em Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI) Operacional; Gestão de Materiais, Compras, Serviços e Patrimônio da Administração Pública; Depreciação e outros Aspectos Patrimoniais da Contabilidade Pública; Sistema de Concessão de Diárias e Passagens; Registro de Preços e Sistema de Registro de Preços; Fiscalização de Contratos de Obras II; Repactuação, Planilha de Custos e Formação de Preços. Cada curso ofertará 20 vagas e será realizado nas dependências do Centresaf, que está funcionando no sétimo andar do Banco Central.

“As inscrições vão ser feitas no site do Centresaf, a gente pretende abrir as inscrições dos cursos até o primeiro semestre e as inscrições para todos os cursos, até o fim do semestre, já ficam abertas, a avaliação dos participantes vai ser em conjunto, Esaf e IFPA. Nós estamos divulgando já com antecedência, que é pro servidor, os diretores, já possam se planejar para os cursos que vão acontecer, que eles já possam verificar quem vai participar”, enfatiza Deize Freire.

Centresaf

A Escola de Administração Fazendária – Esaf é órgão integrante da estrutura do Ministério da Fazenda, subordinada ao Ministro de Estado da Fazenda. Por meio de parcerias com organizações nacionais e internacionais, a Escola promove a cooperação técnica com seus clientes, com o intuito de consolidar programas e eventos de capacitação. A Escola é integrada por dez Centros Regionais de Treinamento - Centresafs com jurisdição em todo o território nacional, localizados na Capital Federal e nas capitais-sedes de Regiões Fiscais.

“A gente já vem trabalhando com o Centresaf desde 2013. O Centro é uma das referências de cursos, sendo que eles têm cursos voltados para as áreas que estavam sendo necessitadas no Instituto”, conta a Coordenadora da CDA/DGP.

Texto: Lívea Colares | ASCOM IFPA