Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

CNPq abre chamada para Bolsas de Produtividade em Pesquisa

Os pesquisadores interessados devem apresentar propostas até 31 de julho

  • Publicado: Terça, 22 de Maio de 2018, 15h47
  • Última atualização em Terça, 22 de Maio de 2018, 15h50
  • Acessos: 2308

 

O Instituto Federal do Pará, por meio da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proppg), divulga a chamada nº 09/2018, publicada no Diário Oficial da União e na página do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no dia 9 de maio. A chamada visa selecionar propostas para receber financiamento por meio de bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ), mensalidades e demais benefícios previstos na chamada. Os pesquisadores interessados deverão consultar as normas que regulam a concessão de bolsa PQ. As inscrições estão abertas até 31 de julho de 2018.

 

Para submeter a proposta, o pesquisador precisa ter título de doutor ou ser livre docente e ter vínculo formal com a instituição de execução do projeto.

 

Serão concedidas bolsas em todas as áreas do conhecimento: Artes, Ciência da Informação, Museologia, Comunicação, Administração, Contabilidade, Economia, Agronomia, Ciência, Tecnologia de Alimentos, Aquicultura, Recursos Pesqueiros, Biotecnologia, Botânica, Engenharia, Engenharia Agrícola, Engenharia Civil, Ciências Ambientais, Ciência da Computação, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Antropologia, Arqueologia, Ciência Política, Direito, Relações Internacionais e Sociologia, Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas, Engenharias Elétrica e Biomédica, Enfermagem, Engenharia Mecânica, Engenharia Naval, Oceânica e Aeroespacial, Energia Nuclear, Energia Renovável e Planejamento Energético.

 

Bolsa PQ

De acordo com a Chamada, a bolsa PQ busca reconhecer a contribuição dos pesquisadores para sua área de conhecimento. Identificar os que são líderes em seu campo de atuação e destaque entre seus pares. Foi criada em 2005 como uma categoria de bolsa PQ e, a partir de 2011, se tornou uma modalidade de bolsa independente que é destinada àqueles que já foram bolsistas PQ ou de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) nos níveis 1 A ou 1 B por no mínimo 15 anos, consecutivos ou não.

 

Leia a chamada aqui.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página