JIF 2018: Basquete e Handebol iniciam os jogos nas quadras do Campus Belém

• Publicado: Quinta, 28 de Junho de 2018, 12h19
  • Última atualização em Quinta, 28 de Junho de 2018, 15h06
  • Acessos: 3338

A primeira manhã da etapa estadual de Jogos dos Institutos Federais (Jif) 2018 começou com muitas disputas. Das 11 modalidades da competição, cinco tiveram suas primeiras partidas no primeiro dia de jogos (26), divididas em três locais diferentes. O estádio Edgar Proença, o Mangueirão, recebeu as primeiras disputas do Atletismo, no Campus Belém, houve jogos de Basquete e Handebol, já na sede do Serviço Social da Indústria (Sesi), em Ananindeua, as modalidades foram o Futebol de campo e o Voleibol.

A primeira partida de Handebol feminino foi marcada por uma goleada, o time de Tucuruí terminou o primeiro tempo com 13 gols, enquanto que o de Paragominas não havia marcado nenhum ponto. No segundo tempo, o time que estava perdendo conseguiu fazer 3 gols, mas Tucuruí continuou avançando no placar e finalizou o jogo com 31 pontos.

Toda essa diferença de placar foi uma surpresa para aluna do Curso Técnico em Edificações do Campus Tucuruí, Karima Silva. “A gente não esperava tanto, estávamos confiantes, mas nem tanto”. A atleta ainda conta que quer repetir o resultado do ano passado: “Nós treinávamos muito, a gente estava se esforçando muito ultimamente, até porque ano passado a gente ganhou o nacional e a gente quer levar esse time pro nacional de novo”, conta.

Já a partida masculina, entre Abaetetuba e Santarém foi mais acirrada. Os dedos ágeis dos jogadores agarravam a bola com confiança e a jogavam de mão em mão, em passes estratégicos e estudados com atenção. A partida foi disputada ponto a ponto e a torcida vibrava a cada gol conquistado. Perto do final do jogo, o time de Santarém conseguiu alargar a diferença no placar e venceu Abaetetuba por 18 a 13.

Enquanto isso, na quadra B, as mãos também eram as principais ferramentas na busca por pontos e vitórias, mas ao invés de acertar a bola na rede, o objetivo era fazer o maior número de cestas. As partidas de Basquete animaram a torcida e começaram com a disputa entre os times masculinos de Belém e Breves, logo depois foi a vez de Tucuruí e Bragança lutarem pela classificação.

Enquanto os meninos estavam em quadra, o time feminino do Campus Belém já se preparava para a última partida de Basquete da manhã, disputada com o time de Bragança. “A gente começa se alongando, para aquecer a parte física, porque não dá para entrar em quadra zerada, sem dar uma aquecida. É importante treinar com a bola também, para treinar passe, para não deixar escapar a bola, dentre outras coisas”, explica a estudante do Curso Técnico de Telecomunicações do Campus Belém, Rayla Sena, que foi uma das jogadoras a marcar cestas na partida.

Texto: Lívea Colares - ASCOM IFPA Reitoria