Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

IFPA realiza a etapa estadual do JIFs 2018

  • Publicado: Quarta, 27 de Junho de 2018, 15h12
  • Última atualização em Quinta, 28 de Junho de 2018, 15h43
  • Acessos: 3001
imagem sem descrição.

 

Haja coração, não estamos somente em tempos de Copa do Mundo, nesta segunda-feira, 25 de junho, começou a etapa estadual dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs), edição 2018, organizada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) por meio da Pró-reitoria de Extensão e Relações Externas (Proex) do IFPA. Ao longo de cinco dias, 25 a 29 de junho, serão disputadas 11 modalidades esportivas, que congregam, aproximadamente, 700 atletas de 16 campi.

Os estudantes aguardavam ansiosos pela abertura oficial dos jogos, lotaram as arquibancadas e as quadras. A agitação das torcidas e a alegria contagiante dos atletas dentro e fora das quadras fizeram a temperatura ambiente subir ainda mais, pra além do calor natural que faz em Belém. Mas, esse detalhe não diminuiu a disposição dos esportistas para cantar, dançar, realizar as famosas fotos para as redes sociais, ensaiar os gritos de guerra e registrar este momento único na vida estudantil – fazer parte de uma delegação esportiva. Além da já tradicional apresentação de danças regionais, como o Carimbó e o Boi, este ano a organização da cerimônia convidou o Campus de Abaetetuba para apresentar três grupos de danças que foram destaques na Mostra Integrada de Linguagem com os espetáculos Olodum, Tango e dança indiana.

Após a entrada das 16 delegações, calorosamente recebidas pela torcida, foi a vez do Hino Nacional ser executado pela Banda da Polícia Militar do Pará. Na sequência, os egressos do IFPA Campus Belém, Vinícius Fialho Teixeira, Matheus Pinheiro da Silva, Rogério Luiz Santos Junior e Letícia dos Santos Figueiredo fizeram o revezamento da tocha para acender a pira olímpica.

Participaram do evento a comunidade acadêmica e vários servidores do Campus Belém, os Diretores Gerais dos campi de Paragominas, Parauapebas, Itaituba, Ananindeua e Marabá Rural - Samuel Carvalho de Aragão, Rubens Chaves Rodrigues, Lucivaldo Figueira, Gerson Nazaré Cruz Moutinho, e Marcos Antônio Leite da Silva-. O Diretor Geral do Campus Belém, Prof. Manoel Antônio Quaresma Rodrigues, o Pró-reitor de Extensão e Relações Externas, Prof. Fabrício Medeiros Alho e a Coordenadora Geral do JIFs, a Prof. Andrea dos Santos Azevedo, juntamente com o Reitor, Professor Dr. Cláudio Alex Jorge da Rocha, compuseram a mesa para declarar a etapa estadual dos Jogos aberta.

Reitor incentiva a prática esportiva

Falando diretamente com os estudantes, o Reitor explicou que o aumento do número de campi participando do JIFs é resultado de um longo trabalho e empenho. “Acredito que o que vivenciamos hoje é resultado do engajamento de todos os que acreditam no desporto da nossa instituição para a formação de nossos alunos. Em 2015, quando assumi a Reitoria, participaram seis campi e 260 atletas dos jogos. Hoje, temos 16 dos 18 campi participando do evento, e mais de 700 atletas competindo. Um crescimento que almejámos, mas não sabíamos que iríamos alcançar tão rapidamente. Esta é uma festa bonita, feita com investimento público, que dá grande retorno. Todos os preparativos dos jogos foram feitos para que todos os alunos tenham boas condições de hospedagens, alimentação, boas praças esportivas. Quero ressaltar a alegria pela reinauguração das quadras do Campus Belém, nas quais foram investidos mais de R$ 700 mil reais. As quadras, a partir de agora, serão utilizadas não só para o desporto, mas para a promoção da cultura, lazer e arte. Tudo isso vai ajudar na formação dos estudantes. Estou muito feliz com isso”.

“Acreditem no esporte, participe das competições com lealdade, pois nós vamos continuar investindo para fazer com que o IFPA se torne não só uma potência na área técnica, formação profissional e tecnológica, mas uma potência no esporte também”, afirmou o Reitor para motivar ainda mais os atletas.

Pró-reitor reitera o compromisso do IFPA com a cultura, esporte e lazer

O Pró-reitor da Proex, Fabrício Medeiros Alho, falou à comunidade do IFPA presente no evento que não é fácil organizar a etapa estadual dos jogos, que o objetivo principal não é a vitórias ou medalha, e sim a união, a integração. “Apesar das dificuldades, por conta da logística, tudo só está sendo possível pela participação e colaboração de muitas pessoas. Desde já agradeço a todos, são entorno 70 servidores envolvidos e vários voluntários para tornar os JIFs possível. Queremos que esta semana seja de integração, para agregar valor à formação ética, de respeito ao próximo, comprometimento, dedicação e para melhorar as relações interpessoais. Esperamos que esta seja o melhor edição dos Jogos do Instituto Federal do Pará".

“Com a aprovação da política de Arte, Cultura, Esporte e Lazer, no ano passado, estamos criando em cada campus um Núcleo de Esporte e Lazer, o NEL. Cada NEL tem autonomia para promover o esporte e lazer. A partir desse núcleo fomentamos ações, e estas, como um todo, motivaram o aumento da participação discentes nos jogos do IFPA”, esclarece o Pró-reitor as razões pelas quais aumentou-se consideravelmente o número de atletas participando da competição este ano.

Coordenadora afirma que Campus Belém é a casa de todos do IFPA

“Esse é o 4º JIFs sob nossa Coordenação de Arte, Cultura e Desporto ligada à Proex. Do ano passado para cá, o número de campi participando dos jogos passou de nove para 16, isso promove maior integração do IFPA. Mostra que podemos ter todos campi juntos para participar de um grande evento. É uma satisfação enorme receber a todos os demais campi no Campus Belém que é a minha casa, queremos receber da melhor forma possível. A nossa perspectiva é que a cada JIFs seja maior, cresça para trazer coisas boas a todos nós. Deixamos como legado a revitalização das quadras A e B, totalmente reformadas, que poderão ser utilizadas para quatro modalidades esportivas. O Campus está de parabéns. Agradeço imensamente toda a equipe que está fazendo estes jogos acontecerem. O Campus Belém abraçou estes jogos e está executando da melhor forma possível e dentro das condições que nós dispomos”, dá as boas-vindas a Coordenadora Geral do JIFs, a Prof. Andrea dos Santos Azevedo.

Diretor fala da alegria de rever o IFPA sediando os JIFs

O Diretor Geral do Campus Belém, Prof. Manoel Antônio Quaresma Rodrigues, ressalta que a vida estudantil no IFPA não é somente a Educação, a Ciência e a Tecnologia, vai além. “É um período importante para os estudantes desenvolverem outras atividades que complementam e proporcionam sentido à vida. O período dos jogos é um momento em que se pode expor, fazer uma prática esportiva ou de dança, ações que vão valorizar ainda mais a formação dele. Com estas quadras que foram entregues, os estudantes devem se inscrever nos programas de extensão e nos programas desportivos que irão ser elaborados juntamente com a Diretoria de Extensão e junto aos professores da disciplina de Educação Física. Quando assumimos o Campus, há três anos, as duas quadras estavam servindo de depósito. Hoje, estamos entregando-as totalmente revitalizadas. É uma forma de valorizar nossos estudantes e servidores. Os servidores também poderão vir fazer suas práticas desportivas”, esclarece.

“Sempre participei dos jogos estudantis, desde a Escola Técnica. Os JIFs surgem com os Institutos. Eu estou, enquanto Diretor, vivenciando o terceiro ano de JIFs. Para os nossos estudantes é um momento de reconhecimento de nossa instituição, uma oportunidade de conhecer outros campi.É um momento de poderem se conhecer, saber que fazem parte de uma instituição que não é só o campus onde ele estuda, A, B ou C, mas do Instituto do Estado do Pará. Compreender que fazem parte da Rede Federal”, acrescenta o Diretor Quaresma.

Visivelmente emocionado, o Diretor do Campus Belém fez questão de cumprimentar o Reitor, Pró-reitores, Diretores de outros campi, professores e técnicos, alunos e atletas do IFPA. “Eu já tenho tempo e idade para ir embora do Campus. Em agosto, completo 40 anos como servidor desta casa. Fui aluno daqui. Neste momento, todos vocês não imaginam o quanto está sendo significativo para mim participar deste evento. Como é bonito ver o rosto e ouvir na voz de vocês o cântico do Hino Nacional, expressando o que nós somos, brasileiros que amamos nossa Pátria. Há três anos, estas duas quadras estavam servindo de depósito. Hoje, temos a grata satisfação de estar devolvendo-as para a finalidade para o quais elas foram propostas, e podemos realizar os Jogos Estaduais aqui no nosso Campus. Eu quero agradecer a compreensão dos professores de Educação Física, pelo tempo que eles ficaram prejudicados na realização de seus trabalhos. Espero que os estudantes do Campus Belém aproveitem bem esta quadra para o desenvolvimento físico, emocional, para a prática do desporto. Aos estudantes de outros campi, que vieram participar destes jogos, posso afirmar que este é um momento muito especial, de congratulação e fraternidade. É momento de nos conhecermos, abraçarmos, interagirmos entre nós. É um momento muito especial para o Instituto Federal do Pará. Quando assumimos o Campus, a nossa nota no Ministério da Educação era 2. Hoje, a nossa nota é 4. Podemos bater no peito com muito orgulho por todo o esforço que tem sido feito por todos os servidores do Instituto Federal do Pará. Tornem esta semana, numa semana muito especial. Tornem as dificuldades em alegrias. Não vamos ressaltar as coisas ruins, vamos aproveitar as coisas boas, é nas dificuldades que vencemos as batalhas. Se não tivermos as dificuldades e as barreiras, não teremos motivos para lutar e vencer. Todos nós, unidos, de mãos dadas, todos os alunos do Instituto Federal do Pará, vamos fazer bem feito, bonito nestes jogos estaduais. Daqui vamos sair vitoriosos para o Regional e para o Nacional. Sejam todos bem-vindos ao Instituto Federal do Pará campus Belém. Bons jogos”, desejou o Diretor do Campus Belém, Prof. Quaresma.

Modalidades e locais das partidas

As partidas de basquete, futebol de campo, futsal, handebol, judô, voleibol, tênis de mesa e xadrez serão disputadas no Campus Belém. As demais, atletismo, vôlei de praia e natação, ocorrem no Estádio do Mangueirão, Universidade do Estado do Pará (UEPA) e Sesi Ananindeua.

 

Texto: ASCOM IFPA Reitoria

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página