Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

JIFs 2018: Partidas de futsal e voleibol tomam conta das quadras no segundo dia de jogos

Torcida do Campus Belém, à tarde, consegue tirar do sério o capitão do time de futsal de Santarém

  • Publicado: Quinta, 28 de Junho de 2018, 15h53
  • Última atualização em Sexta, 29 de Junho de 2018, 17h25
  • Acessos: 1841

 

Na tarde quarta-feira, 28 de junho, no Campus Belém, antes das 15 horas, aconteceu cinco partidas de futsal masculino e cinco de futsal feminino. As partidas foram decisivas para a decisão da semifinal de vôlei e futsal da etapa estadual do Jogos dos Institutos Federais (JIFs) edição 2018.

O momento mais quente em quadra foi o confronto de futsal entre IFPA Santarém e Belém. Na casa do adversário, Santarém buscou escrever a história. Após emplacar o quarto gol da partida, o capitão do time de Santarém, Jhonata Carlos Bernardes Martins, Camisa 2, não conseguiu se conter diante das provocações da torcida do Campus Belém, tirou a camisa e foi tirar satisfação com a torcida. Após desabafar, voltou para a quadra e ainda nervoso, cometeu uma falta grave, levou cartão vermelho e foi expulso.

 

Jogos de futsal feminino

Bem diferente do resultado da equipe masculina de futsal do campus Belém, a partida de futsal feminino entre IFPA Belém x Abaetetuba terminou em 4 x Zero. Sâmia Miranda, Camisa 15, fez os dois gols do time de Belém. A Camisa 33, Maysie Nunes, garantiu os outros dois gols.

O jogo entre Marabá Rural x Ananindeua foi o maior placar de futsal nesta tarde, 19 x Zero, os árbitros disseram que foi difícil até de assistir. Ananindeua conseguiu tomar um gol a mais do que já tinha sofrido na terça-feira, quando perdeu de 18 x Zero pra Castanhal. Do time de Marabá Rural, a Camisa 4, Martha Luz, fez oito gols; a Camisa 10, Kassia Dias, garantiu seis gols; a Camisa 6, Vitoria Santos, fez dois gosl; as camisas 5, 7 e 8, Thielen Santos, Lídia Gama e Ludmilla Rodrigues, fizeram um gol cada uma.

O confronto entre Tucuruí x Castanhal foi equilibradíssimo e difícil, terminou no Zero a Zero. Santarém x Bragança foi outro confronto difícil, o único gol saiu antes do primeiro minuto de jogo dos pés da Camisa 12, Andreize da Silva.

O jogo entre Breves x Marabá Industrial terminou em 3 x 3. O time de Marabá Industrial saiu na frente, com o gol da Camisa 10, Hallana Santos. A Camisa 10 de Breves, Glenda Batista, aproveitou a brecha deixada pela defesa adversária e conseguiu empatar. Marabá Industrial tratou de desempatar, dos pés da Capitã do time, Carla Vasconcelos, veio o segundo gol de Marabá Industrial. Glenda, no segundo tempo desempatou, marcou o terceiro gol para Breves. Mas, na garra, Carla fez o terceiro gol que garantiu o empate.

Lueme Kemilly Leite da Silva, 18 anos, IFPA Marabá Industrial, estudante do curso Técnico de Informática, participa pela primeira vez dos JIFs e analisa o que deverão fazer para garantir um resultado positivo. “Nosso time vai precisar melhorar a marcação para conseguir mais gols na próxima partida. Treinamos pouco para estar aqui, a gente não tinha quadra, começamos a treinar há pouco tempo, treinamos uns três meses, duas a três vezes por semana e no máximo uma hora por dia. A equipe delas é boa, empatamos em três a três. Vamos melhorar na próxima”.

 

Jogos de futsal masculino

Paragominas x Castanhal terminou em 3 a 3. Os gols de Castanhal vieram da habilidade dos Camisas, 7, 4, 10, Carlos Silua, Elinaldo Filho e Jackson Machado. Os gols de Paragominas foram dos Camisas 12, 8 e 2, João Duarte, Willian Santos e João Rocha.

João Henrique Spairani Rocha, 17 anos, do IFPA Paragominas, estudante do curso Técnico em Meio Ambiente considera que a partida foi boa. “Os dois times jogaram bem, apesar de ser a primeira vez que nós estamos participando de jogos iguais a este. Paragominas é um Campus novo. Pra levar o título, vamos precisar melhorar mais a marcação”.

No jogo entre Belém x Santarém, o time da casa perdeu para Santarém, o placar ficou 1 x 4. Santarém chegou determinado este ano, na etapa estadual de 2017, foi vice-campeão, perdeu para Bragança. A vontade de ir para nacional é o que motiva os jogadores da equipe garante Jhonathan. O primeiro gol da partida saiu dos pés do capitão de Santarém, Camisa 2, Jhonathan Martins. Belém reagiu e o camisa 8, Adryan Cunha empatou. Santarém trabalhou e driblou a defesa de Belém, ainda no primeiro tempo marcou mais dois gols, camisa 12 e 8, Mateus Silva e Waldecy Junior, foram os responsáveis por garantir a vantagem.

No segundo tempo, ambos os times estavam nervosos e cometeram faltas, a torcida provocava e trabalhava para desequilibrar emocionalmente os jogadores de Santarém. Na metade do segundo tempo, o capitão Jhonathan fez seu segundo gol na partida, pra comemorar e desabafar tirou a camisa e foi insultar a torcida. Foi vaiado e ouviu muitos palavrões. Voltou para a quadra ainda mais fora de si e cometeu falta contra Belém, acabou levando cartão vermelho e sendo expulso.

Jhonatan Carlos Bernardes Martins, que estuda o curso Técnico em Edificações, IFPA campus Santarém, assistindo do lado de fora o restante da partida, explicou sua postura em quadra. “Eu participo dos JIFs há três anos, e em todos os jogos que participei, os outros times não suportam os de Belém. Belém acha que é um país e que a gente é o quintal deles, quando não agem como se a gente não existisse. Desde quando a gente chegou aqui no Campus deles, a torcida tenta desestabilizar a gente dentro de quadra. Nós jogamos contra Abaetetuba no primeiro jogo, ontem, e a torcida do Campus Belém ficou provocando, dizendo que hoje seria nosso fim. Diziam que a gente não jogava nada. Dentro de quadra, meu sangue ferveu ao ouvir a torcida deles dizer que Santarém era o quintal deles, um time sem história. Então, nós viemos fazer história dentro da casa deles. Confio na minha equipe, somos um time unido, eles me escolheram para Capitão. Estamos treinando para este JIFs desde o ano passado, três vezes por semana, uma média de uma hora e meia a duas horas por dia, viemos determinados a levar o título. No ano passado, fizemos um bom jogo, mas perdemos para Bragança. Mas, este ano queremos fazer diferente. Viemos para ganhar”, assegura.

Luis Filipe Paiva Gomes,18 anos, IFPA Santarém, curso de Agropecuária, torceu muito na arquibancada e até participou de coreografia contra o time do Campus Belém. “Essa partida foi muito emocionante. As duas equipes são muito boas. A gente veio de muito longe, a viagem foi bem cansativa, mas viemos com vontade de ganhar. Chegamos com uma expectativa muito grande. Hoje, conseguimos pontuação para passar para a semifinal. Vamos analisar todo o jogo e botar todo gás para garantir as próximas vitórias. Todos os jogadores jogaram bem e se dedicaram ao máximo. Foi um jogo muito emocionante. Do nosso time o jogador Sidália joga muito bem no ataque e defesa. O campus Belém tem uma defesa muito bem treinada, foi preciso infiltrar, foi bem trabalhosa esta partida”, avalia o torcedor do Campus Santarém.

Fabrício Alves Almeida, 18 anos, IFPA Campus Belém, veterano nos JIFs. “Tentamos até o final, mas a marcação não conseguiu impedir os gols. Nosso time precisa jogar com mais vontade. O outro time, por ter perdido o primeiro jogo ontem, vieram com tudo para reverter o resultado. Nossa equipe demorou para se entrosar e faltou um pouco mais de vontade, disposição do time. Agora é trabalhar para rever a nossa situação no próximo jogo. A torcida do IFPA é o sexto jogador em quadra, nos apoiou do início ao fim. O legal é que mesmo perdendo, ela não deixou de nos apoiar em nenhum minuto. O apoio da torcida é fundamental, mesmo na derrota”.

Confronto entre Paragominas x Castanhal foi equilibradíssimo, com total domínio de bola entre as duas equipes. Paragominas saiu na frente, fez o primeiro gol com um chute certeiro do camisa 12, João Duarte. No segundo tempo, o camisa 8, Willian Santos ampliou a vantagem, garantiu mais um gol para Paragominas e o Camisa 2, João Rocha, garantiu o terceiro. Castanhal reagiu, dos pés do camisa 7, Carlos Silua saiu o primeiro gol. Um minuto depois, o Camisa 4, Elinaldo Filho, marcou o segundo gol de Castanhal. Jackson Machado, o camisa 10, fez o gol de empate. Final, 3 x 3.

No saldo de cartões, Paragominas recebeu um cartão amarelo pela falta cometida por João Duarte. Castanhal levou dois amarelos, por faltas cometidas por Jackson Machado e Carlos Silua.

Itaituba x Breves foi um jogo difícil. Itaituba chegou atacando, fez vários chutes em direção ao gol. Marcou três gols no primeiro tempo e outros quatro no segundo. O primeiro gol foi do Camisa 17, Daniel Cardoso. Na sequência o camisa 8, Paulo Barros, garantiu o segundo gol. O capitão, Camisa 7, Kevyn Pantoja, fez o terceiro e o sexto gol. O camisa 14 também marcou dois gols, o quarto e o sétimo. Diego Cardoso, Camisa 22, marcou o quinto gol da equipe na partida. Final 7 x Zero.

A arbitragem registrou dois cartões amarelos para a equipe de Itaituba, todos dois foram faltas cometidas por Daniel Cardoso. Breves, a medida que ia ficando evidente a derrota, não conseguia conter a raiva e as faltas. O camisa 12, Luis Martins, e o camisa 9, Manoel Sousa, levaram cartões amarelos. O capitão de Breves, Camisa 10, Rafael Marques, levou não só cartão amarelo, mas também o vermelho e foi expulso.

Ítalo Kayo Pereira da Silva, 18 anos, IFPA Itaituba, curso Técnico de Informática. “Foi um jogo difícil, bateu o nervosismo, mas a gente conseguiu fazer o trabalho que o professor pediu. Saímos com a vitória. Agora é focar nos próximos jogos. Será um jogo muito difícil para buscarmos a classificação definitiva”.

Rafael Jardim Marques, 17 anos, IFPA Breves, curso Técnico Integrado ao Ensino Médio, pela segunda vez nos JIFs. “Minha equipe não conseguiu se desempenhar bem em quadra. Falhamos na marcação. Eu também, acabei perdendo a cabeça por raiva de estar perdendo e acabei sendo expulso”.

 

Vôlei - feminino

Na partida de vôlei entre IFPA Belém e Altamira, Belém fechou o primeiro set em 15 minutos e garantiu a vitória aos 20 minutos do segundo tempo. Belém estava mais sintonizado no jogo e conseguiu superar o bloqueio do campus Altamira. Placar final, dois set a zero para Belém.

A equipe de Tucuruí enfrentou Ananindeua. Sem muitas dificuldades Tucuruí fechou o primeiro set contra 11 pontos do time adversário. Segundo set ficou 25 x5.

 

 

Texto: ASCOM IFPA Reitoria

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página