Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Mestrado Profissional do IFPA Campus Castanhal oferta vagas para funcionários e/ou associados das cooperativas com registro e adimplentes no SISTEMA OCB/PA-SESCOOP/PA e para demanda social.

  • Publicado: Sexta, 27 de Julho de 2018, 12h20
  • Última atualização em Sexta, 27 de Julho de 2018, 12h20
  • Acessos: 488
imagem sem descrição.

 

Em uma iniciativa inédita, o IFPA lança mestrado para contribuir com o desenvolvimento do setor cooperativista no Estado. Cerca de 200 mil pessoas estão envolvidas direta e indiretamente no segmento.

 

Dados da Aliança Cooperativa Internacional aponta que de cada 6 pessoas no mundo uma está associada a uma cooperativa. São 1,2 bilhão de cooperados presentes em 105 países, gerando 250 milhões de empregos. No Brasil, são mais de 6,6 mil cooperativas, 13,2 milhões de cooperados e 376 empregos formais gerados. No Pará, são 174 cooperativas, 65.881 cooperados, 4.822 empregos diretos e cerca de 200 mil pessoas envolvidas direta e indiretamente no segmento.

Com todos esses números, fica fácil perceber o quando o mercado cooperativista é uma realidade viável no Estado. No ranking nacional, o Pará figura na 14º posição e lidera a região Norte em potencial de cooperativas. “Seguindo o nosso Planejamento Estratégico, estamos trabalhando na direção da qualificação para acelerar o desenvolvimento das cooperativas. Com esse mestrado realizado pelo IFPA, em Castanhal, nossas metas convergem e teremos cada vez mais cooperativas aperfeiçoadas e aptas a concorrer no mercado nacional e internacional. Precisamos potencializar nossos talentos e assumir o nosso papel diante da sociedade”, defende Ernandes Raiol, presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Pará e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Pará (Sistema OCB-PA).

Nesta perspectiva, o Instituto Federal do Pará (IFPA) – Campus Castanhal, por meio do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares (PPDRGEA) e do Termo de Convênio Técnico-Científico entre o IFPA e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Pará (SESCOOP-PA), lançou o edital do Processo Seletivo do Curso de Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares no último dia 25. As inscrições iniciam no dia 31 e seguem até o dia 14/08/2018.

Serão ofertadas o total de 20 vagas, sendo 16 para funcionários e/ou associados de cooperativas com registro e adimplentes no Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Pará (OCB-PA) e 4 para demanda social; distribuídas em duas linhas de pesquisa: “Dinâmica e Manejo de Agroecossistemas” e “Gestão de Empreendimentos Agroalimentares”. Os candidatos poderão escolher as subáreas de cada linha de pesquisa, a saber: Dinâmica e Manejo de Agroecossistemas – subáreas: agronomia, agroecologia e aquicultura. Gestão de Empreendimentos Agroalimentares, subáreas: tecnologia e análises de produtos agroindustriais, administração, economia, serviço social e educação.

Segundo o professor do PPDRGEA, Adebaro Alves dos Reis, a ideia do mestrado surgiu do próprio movimento cooperativista. “As próprias cooperativas cobravam isso de nós para que elas possam ter mais conhecimento, mais diferenciação ao associar ciência e prática para fortalecer a gestão e aprimorar a produção nos empreendimentos agroalimentares. A nossa expectativa contribuir para a consolidação do cooperativismo no Estado e das parcerias técnico-científicas com a Universidade de Alicante, da Espanha, onde serão realizados os estágios dos mestrandos em 2020”.

 

Acesse o link do programa para conferir o edital na íntegra e seus anexos: http://castanhal.ifpa.edu.br/component/content/article?id=459

 

 

Fonte: ASCOM / SistemaOCB/PA e ASCOM / IFPA Campus Castanhal

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página