Página inicial > Últimas Notícias > Aluno do IFPA Campus Altamira cria jogo que educa sobre o combate ao mosquito da dengue.

• Publicado: Sábado, 19 de Dezembro de 2015, 13h12
  • Última atualização em Sábado, 19 de Dezembro de 2015, 13h18

Durante uma aula pratica na disciplina de Algoritmo e Lógica de Programação no Curso Técnico em Informática o aluno Renan Felipe de Sousa desenvolveu o software de um jogo (game) que tem como ideia central o combate ao mosquito da dengue.

A equipe do Desafio Games & Educação – GamEdu2015, certificou o Instituto Federal Campus Altamira com o título de finalista, entre os 10 melhores jogos, da edição de 2015.

Com a criação do jogo ele vai participar do I Encontro Potiguar de Jogos, Entretenimento e Educação (EpoGames 2015). O EPoGames é um evento criado em 2015, a partir da congregação de três eventos: Movimento Internacional da Hora do Código 2015; 3º Workshop de Jogos Digitais do RN (WJogos-RN 2015); e o 2º Workshop de Programação de Jogos Digitais no Ensino Básico (WPJDEB 2015). Sua participação tem apoio do IFPA Campus Altamira. Na pessoa de seu Diretor Geral, Prof. Paulo Altino.

O game, “Contra a Dengue: o jogo” é um software educativo para crianças entenderem os focos do mosquito da dengue, onde na medida de cinco fases ela pulverize e recolhe todos os focos e cada final de fase recebe uma dica do que fazer com cada foco.

Dado o sucesso do Game, a gestão do IFPA CAMPUS ALTAMIRA, já estuda uma proposta de parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Altamira que consiste em utilizar o referido software nas Escolas de Ensino Fundamental do Município buscando despertar a conscientização dos alunos e comunidades.

Segundo o aluno “o IFPA e o meu Orientador Professor Bruno Andrade foram muito importantes para criação do jogo”. Os avaliadores do Desafio Gamedu 2015 da UFRN, aprovaram o game do aluno Renan Felipe entre os tops 10.

O aluno Renan Felipe tem como objetivo seguir na área de desenvolver programação de jogo. Ele deixa a seguinte frase de incentivo aos colegas do IFPA Campus Altamira: “corre atrás, estude, pesquise e não desista... mesmo que ninguém queira fazer junto... faça sozinho...; Pra mim deu por que não daria pra você...?”.

Link do Contra a Dengue: o jogo: goo.gl/knrBsa

Assunto(s): IFPA , Altamira