Página inicial > Últimas Notícias > Gastronomia vegana é tema de oficina no IFPA

Gastronomia vegana é tema de oficina no IFPA

• Publicado: Quarta, 19 de Outubro de 2016, 19h46
  • Última atualização em Quinta, 20 de Outubro de 2016, 18h37

Imagine o menu de um restaurante. A entrada é uma sopa de legumes cremosa com batata inglesa, abóbora japonesa cortada em cubos, tomate italiano sem pele, rúcula, agrião, cenoura em cubos e temperos especiais; no prato principal, tortilhas e panquecas recheadas com berinjela e jambú; a sobremesa é um mousse de maracujá com a textura suave que aguça as papilas gustativas.

Em um olhar mais atencioso, nenhum dos pratos do cardápio leva carne bovina, ovos, músculos, frango ou peixe, ingredientes indispensáveis na maioria das cozinhas de muitos restaurantes tradicionais. Esse menu, isento de produtos de origem animal, reflete uma pequena amostra do vasto cardápio da culinária vegana, tema que foi abordado na “Oficina de Alimentação Vegana e Sem Glúten”, ministrada pelos instrutores Frank Albert e Patrícia Souza na manhã desta quarta-feira (19) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) Campus Belém.

A oficina faz parte da programação da I Feira de Ciências e Tecnologia do IFPA (FEICITEPA), realizada no período de 17 a 21 de outubro no Campus Belém. Com o tema “O poder da tecnologia na qualidade de alimentos”, no evento os participantes podem participar de várias oficinas com temas voltados para assuntos da área da panificação até o passo a passo de como fazer um saboroso doce de manga, fruta muito tradicional no cenário paraense. Além das oficinas, a feira também conta com minicursos, mesas redondas, palestras e exposições de trabalhos pelos alunos da rede estadual e municipal de ensino.

A I Feira de Ciências e Tecnologia do IFPA faz parte Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), iniciativa do governo federal desenvolvida pelo Ministério da Ciência Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI), realizada anualmente em todos os Estados brasileiros. O objetivo do evento é aproximar a Ciência e a Tecnologia da classe estudantil, promovendo debates, exposições, minicursos e palestras por todo o país.

Texto: ASCOM IFPA

Confira a programação da feira. Clique AQUI.
Veja as fotos do evento. Clique AQUI.