Página inicial > Últimas Notícias > Alunos do IFPA participam de experiência sensorial e gustativa

Alunos do IFPA participam de experiência sensorial e gustativa

• Publicado: Quinta, 20 de Outubro de 2016, 23h34
  • Última atualização em Sexta, 21 de Outubro de 2016, 11h30

Cores, aromas e sabores. Essas três palavras resumem muito bem o que foi a oficina “Experiência sensorial e gustativa: alimentação e cultura em uma perspectiva interdisciplinar” realizada na manhã desta quinta-feira (20) durante a I Feira de Ciências e Tecnologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) no Campus Belém. No cardápio, os participantes tiveram a oportunidade de conferir o sabor do exótico molho Arubé com Gurijuba defumada, passando pela Maniçoba e Feijoada, enquanto degustavam as iguarias, os professores explicavam o contexto histórico e cultural que envolve cada prato.

Com o tema “O poder da tecnologia na qualidade dos alimentos”, a I Feira de Ciências e Tecnologia do IFPA trouxe vasta programação com doze oficinas, minicursos e palestras com muitos temas voltados para o ramo da alimentação como o processo de congelamento adequado dos alimentos, aspectos culturais que envolvem a gastronomia, oficinas de panificação, oficina de alimentação vegana, entre outros. Na experiência sensorial e gustativa apresentada aos participantes, as receitas não eram o foco principal, os professores aproveitaram a oportunidade para explicar a história dos pratos e o processo de popularização na culinária brasileira.

Os pratos típicos da culinária paraense tiveram destaque. Conhecidos mundialmente pelo sabor forte e cores vibrantes, a Maniçoba e o doce de Cupuaçu fizeram parte do cardápio. “Esse evento é sensorial e gustativo, ou seja, envolve o paladar, o cheiro, a textura, o visual e também é um momento para que os alunos conheçam a forma de preparo e outras receitas, como o molho indígena Arubé, que o belenense já não conhece tanto” afirma a professora do IFPA, Shirlene Santos.

A degustação ocorreu longe do ambiente da cozinha, foi em um espaço ao ar livre no Campus Belém e teve a coordenação da docente do IFPA, Patrícia Luz. Segundo a professora, a ideia partiu da área de Ciências Humanas do Instituto. “Nós, através da coordenação da Feira, acatamos a ideia da professora Natália Cavalcanti. Achamos muito interessante essa degustação ao ar livre com os pratos apresentados da culinária paraense e além dos pratos, o estudo das professoras do IFPA da área de humanas mostra aos alunos do IFPA, que a comida paraense, nossa comida regional, além da área cultural, tem todo um contexto histórico envolvido nessa culinária” diz Patrícia Luz.

13º Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

O evento realizado no IFPA faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que esse ano tem o tema “Ciência Alimentando o Brasil”, uma estratégia do Governo Federal, através do Ministério da Ciência Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI), para aproximar a Ciência e a Tecnologia da classe estudantil, promovendo debates, exposições, minicursos e palestras por todo o país. No Campus Belém, a I Feira de Ciências e Tecnologia encerrará na próxima sexta-feira (21) com a premiação dos melhores trabalhos expostos pelos alunos durante a programação.

Texto: ASCOM IFPA

Confira a programação da feira. Clique AQUI.
Veja as fotos do evento. Clique AQUI.