Página inicial > Últimas Notícias > IFPA sedia segunda fase da Maratona de Química

IFPA sedia segunda fase da Maratona de Química

• Publicado: Quinta, 10 de Novembro de 2016, 20h15
  • Última atualização em Quinta, 10 de Novembro de 2016, 20h25

Na tarde dessa quinta-feira (10) o laboratório de química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) recebeu alunos de várias partes do país para uma competição de conhecimentos. A atividade faz parte da Maratona de Química, que integra a programação do Congresso Brasileiro de Química. O objetivo da maratona é incentivar os estudantes de nível médio no estudo da disciplina e despertar o interesse pela carreira na ciência.

A atividade consistia em assistir a demonstrações de experimentos químicos e logo depois responder a questionários referentes a esses experimentos. Essa foi a segunda fase da maratona, na primeira etapa, os alunos inscritos deveriam enviar uma redação com o tema “Química: tecnologia, desafios e perspectivas na Amazônia”. As redações foram avaliadas e selecionadas por uma comissão designada pelo coordenador da maratona. Ao todo, 34 estudantes seguiram para a etapa seguinte.

Os dez primeiros classificados receberão um certificado de menção honrosa durante a solenidade de encerramento do Congresso Brasileiro de Química, já os três primeiros lugares terão direito a uma premiação especial. O IFPA conta com onze alunos finalistas na maratona, um deles é Tiago Mendonça, que avalia positivamente sua participação no Congresso e está confiante sobre o resultado final da competição. “Está sendo muito bom participar desse Congresso, nós tivemos a oportunidade de estar perto de várias personalidades da química no Brasil, estar perto de várias pessoas que vivenciam a indústria química. Creio que estamos preparados pra essa maratona e nos sairemos muito bem, com certeza”, avalia.

Com o tema “Química: Tecnologias, Desafios e Perspectivas na Amazônia”, o Congresso é uma realização da Associação Brasileira de Química e está em sua 56° edição. O evento é itinerante e esse ano veio à Belém, sendo sediado no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. Há onze anos o Congresso não era trazido para a capital paraense. O encerramento acontece amanhã e a próxima edição será na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul.

Texto: Lívea Colares - ASCOM IFPA

Acesse nossa página oficial no Facebook
Veja mais fotos do evento. Clique AQUI
Confira a programação do evento AQUI