Página inicial > Últimas Notícias > Turismo no Tapajós é o tema do projeto apresentado pelos alunos do IFPA na Feira do Empreendedor

• Publicado: Terça, 22 de Novembro de 2016, 16h11
  • Última atualização em Terça, 22 de Novembro de 2016, 16h27

Entre os sons da floresta, pode-se ouvir o barulho da água deslizando sobre a rocha até chegar a um imenso rio de águas cristalinas. É uma cachoeira que impõe respeito, deve ter mais de dez metros de altura, entre as árvores e o ar puro local, podemos escutar o cantar dos passarinhos, o cenário, que mais parece ter saído de um livro de aventura, é a Cachoeira do Grim no município de Rurópolis. Na região do Tapajós, você também pode tomar banho de piscina na Fonte Azul, balneário localizado a 13 km de Itaituba, mas não é uma piscina qualquer, o projeto é assinado pela própria natureza, que levou anos para construir, a água é pura e cercada por florestas.

Cidades como Itaituba, Aveiro, Trairão, Rurópolis e Novo Progresso, escondiam lugares paradisíacos, que nem a própria comunidade local conhecia. Depois do projeto “Identificação de espaços do lazer turístico na região de integração do Tapajós – Desenvolvimento de um aplicativo”, produzidos pelos alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Itaituba, sob a coordenação da professora Eliana Mendonça, conhecer novos lugares no Tapajós poderá ficar mais fácil. No projeto, os alunos desenvolverão um aplicativo, que através de um simples clique no celular, você poderá encontrar  a localização, meios de acesso, infraestrutura e serviços de diversos pontos turísticos da região. As informações também poderão ser obtidas no endereço www.turismonotapajos.com.br, que já está no ar.

O incentivo para viabilização do projeto foi o Edital Nº01/2016 de Auxílio a Projetos de Inovação e Pesquisa Aplicada (APIPA), publicado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do IFPA em abril desse ano. O edital disponibilizou um recurso total de R$ 625.530,70 para despesas de custeio, capital e bolsas para projetos de cunho inovador ou de pesquisa aplicada, visando apoiar e incentivar a produção científica de inovação desenvolvida na instituição em suas mais diversas modalidades. Muitos trabalhos foram contemplados, entre eles, o projeto do IFPA Campus Itaituba.

“A primeira motivação foi o lançamento do Edital da PROPPG, o APIPA, que era específico para projetos de pesquisa aplicada e inovação. Eu já tinha feito uma pesquisa na área de identificação de espaços de lazer e com a ideia do Edital, eu tentei casar essa experiência de já ter feito um projeto piloto” explica a docente do IFPA, Eliana Mendonça.

O trabalho foi apresentado na Feira do Empreendedor 2016, realizada no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia no período de 16 a 19 de novembro. Segundo o Gerente do Escritório Regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), José Antônio Lira, a feira é um oportunidade para atrair investidores. “Nós temos a oportunidade de mostrar uma parte do Estado do Pará, a região do Tapajós, que é pouco conhecido pela população paraense. Para nós é uma honra trazer informações daquela parte do território que tem coisas lindas, maravilhosas, sobre o turismo. Não só sobre turismo em si, mas também tem uma imensa oportunidade em outros setores da economia, no setor de logística, comércio, serviços, mas hoje, especificamente, a questão do turismo é uma grande oportunidade de negócios” avalia.

Texto: ASCOM IFPA

Conheça o projeto dos alunos. Clique AQUI
Confira mais fotos da Feira do Empreendedor. Clique AQUI.
Informe-se sobre o APIPA. Clique AQUI