Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > Semana do Cinema Francês no IFPA
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Semana do Cinema Francês no IFPA

  • Publicado: Quarta, 08 de Março de 2017, 19h22
  • Última atualização em Quarta, 08 de Março de 2017, 19h42
imagem sem descrição.

 

O Mini Auditório da Biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Campus Belém, se transformará em sala de cinema nos dias 13, 14, 15 e 16 de março. Ao todo, serão 12 filmes franceses exibidos gratuitamente, a mostra compõe a programação da Semana do Cinema Francês, promovida pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) do instituto.

Serão três filmes por dia, a primeira sessão começa às 10h, a segunda sessão do dia tem início às 14h e a programação encerra com a exibição do terceiro filme, às 17h. Apesar de ser voltado aos alunos de francês do instituto, o evento é aberto ao público em geral.

Os filmes exibidos variam entre Drama, como o título “Bando a parte”, de Jean-Luc Godard, Comédia, a exemplo de “A Família Beliér”, do diretor Eric Lartigau e também Biografia, como “Coco antes de Chanel”, dirigido Anne Fontaine. A maioria das produções é atual, o título mais recente é “A incrível jornada de Jacqueline”, de Mohamed Hamidi, produzido em 2016, mas há também filmes mais antigos, como o Drama “Os incompreendidos”, de François Truffaut, produzido em 1961.

Os filmes trazem temáticas bem variadas, a diversificação da abordagem foi uma estratégia da professora de francês Charline Morel, que pretende desconstruir esteriótipos e retratar a França em suas variadas nuances. “A intenção é apresentar o cinema francês e fazer com que os alunos tenham acesso à cultura francesa. A escolha dos títulos foi feita de modo a quebrar clichês, mostrar que Paris também tem problemas sociais e uma população diversificada”, conta a professora francesa, que está no IFPA através de um convênio entre a Embaixada da França e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

 

Programação

 

LUNDI

(segunda, 13/03)

MARDI

(terça, 14/03)

MERCREDI

(quarta, 15/03)

JEUDI

(quinta, 16/03)

10h – 12h Chocolat  (de Roschdy Zem) La Vache (de Mohamed Hamidi) Violette (de Martin Provost) Coco Avant Chanel (de Anne Fontaine)
14H – 16H La famille Bélier  (de Eric Lartigau) Intouchables (de Eric Toledano et Olivier Nakache) Bande à part (de  Jean-Luc Godard) Dheepan (de Jaques Audiard )
17H – 19H Bande de Filles (de Céline Sciamma) Le 400 coups (de François Truffaut) Entre lês Murs (de Laurent Cantet) Le Fabuleux destin d’Amelie Poulain (de Jean Jeunet)

 

Sinopses dos filmes

Resume filme

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página