Página inicial > Últimas Notícias > IFPA promove III Encontro de Analistas e Técnicos de Tecnologia da Informação

IFPA promove III Encontro de Analistas e Técnicos de Tecnologia da Informação

• Publicado: Quarta, 15 de Março de 2017, 17h54
  • Última atualização em Quarta, 15 de Março de 2017, 18h30

Durante os dias 14 e 15 de março o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Campus Belém, sediou o III Encontro de Analistas e Técnicos de Tecnologia da Informação (TI) do IFPA. O evento foi promovido pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) e reuniu servidores de TI de diversos campi do instituto, com a intenção de apresentar novidades no setor, no que diz respeito a regulamentações e novos padrões adotados, dirimir dúvidas, compartilhar experiências e trocar informações.

No primeiro dia do evento, os participantes puderam conhecer melhor o Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) e o Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação (PETI). Também foram apresentadas as atribuições do Comitês Gestores de Tecnologia da Informação e de Segurança da Informação e a programação de cursos de capacitação para a equipe de TI. No dia 15, pela manhã, os temas em pauta foram os Sistemas Integrados de Gestão e a atualização dos sites dos campi. A parte da tarde foi reservada para se apresentar e discutir Data Center e Infraestrutura de TI, levantamento do inventário e PoP-PA da Rede Nacional de Pesquisa (RNP).

Para Renan Brandão, Técnico em TI do Campus Óbidos, essa foi uma oportunidade de conhecer melhor o funcionamento e o gerenciamento da TI no Instituto, já que o campus em que atua implantou recentemente o setor. “Tínhamos bastantes dúvidas com relação aos planos do instituto e essa programação tem atendido nossas expectativas, pois tem trazido conteúdos importantes para o desenvolvimento do instituto e também para o nosso campus, uma vez que lá nós não tínhamos o setor de TI, então assim que nós entramos lá, surgiram muitas dúvidas e o evento já nos deu um norte a seguir, as palestras têm aberto os nossos olhos pra muitas coisas”, conta.

O técnico ainda explica que, além de apresentar novas propostas e dirimir dúvidas dos participantes, o encontro consegue congregar servidores de TI de vários campi, até mesmo os mais distantes, proporcionando a chance compartilhar vivências e aprendizados que dificilmente são divididos no dia a dia, devido às distâncias. “Lá, por ser um campus mais distante, fica um pouco isolado, a gente tenta se comunicar muitas vezes mas, pelo dia a dia dos campus e até mesmo da DTI, fica um pouco mais complicado trocar experiências e aqui a gente encontrou um pouco isso, as pessoas daqui tem as mesmas situações e a gente compartilha bastantes experiências nesse sentido”, defende Brandão.

Texto: Lívea Colares - ASCOM IFPA Reitoria

Veja mais fotos do evento. CLIQUE AQUI