Página inicial > Últimas Notícias > III Encontro de Equipes Pedagógicas discute Reforma do Ensino Médio

III Encontro de Equipes Pedagógicas discute Reforma do Ensino Médio

• Publicado: Sexta, 07 de Abril de 2017, 15h07
  • Última atualização em Sexta, 07 de Abril de 2017, 15h10

A Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) promoveu hoje o III Encontro de Equipes Pedagógicas. A reunião aconteceu no Auditório da Biblioteca do Campus Belém e discutiu o papel dos Institutos Federais diante dos rumos da Reforma do Ensino Médio, principalmente no que diz respeito ao impacto da Reforma no teor da oferta do Ensino Médio Integrado (EMI) pela Rede Federal.

A reunião é o início de um processo que visa construir propostas e levantar dúvidas, expectativas e idéias pra composição curricular, de forma a garantir o EMI, dentro das configurações da nova legislação. “O que a gente ta iniciando hoje aqui é um processo de aproximação das mudanças que a lei trouxe. Trata-se de um tempo pra gente se preparar, pra gente começar a se apropriar, discutir, estudar, inovar, ter tempo de pensar em modelos curriculares que possam ser inovadores, ajustados a realidade de cada lugar, mas também ajustados ao entendimento que a gente tem de garantir uma formação mais completa pros nossos alunos”, explica a Pró-Reitora de Ensino, Elinilze Teodoro.

Para que todas as dúvidas e sugestões fossem expostas, a fim de construir conjuntamente as propostas, o encontro contou com a presença de representantes das equipes pedagógicas de vários campi, além de ter sido transmitido ao vivo pelo site da instituição. Esse, porém, é apenas o início do trabalho que será realizado em torno da Reforma. “A gente vai ter, além disso, alguns instrumentos de formação pras equipes e de trabalhos pedagógicos nos campi do IFPA, pra também auxiliar os professores na base da discussão e estruturação do seu trabalho educacional frente aos alunos e às disciplinas, a contextualização do que está acontecendo”, complementa a Diretora de Políticas Educacionais da PROEN, Marta Caetano.

O Encontro de Equipes Pedagógicas do IFPA acontecia anualmente, no entanto, devido ao contexto de diversas modificações da legislação, dentre outros apontamentos, o evento passará a ser bimestral. As reuniões periódicas com as equipes serão feitas na forma presencial e através de transmissão online, para que possa garantir a participação de todos os campi.

Todos os Institutos Federais estão realizando debates sobre os novos marcos legais para o Ensino Médio e estudando os possíveis impactos da nova legislação sobre o EMI. Essa foi uma recomendação do Fórum de Dirigentes de Ensino (FNE) do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF), que se reuniu em Brasília, durante o mês de fevereiro, para elencar alguns questionamentos a serem problematizados pela Rede Federal.

Texto: Lívea Colares - ASCOM IFPA Reitoria
Fotos: Héden Franco - ASCOM IFPA Reitoria