Página inicial > Últimas Notícias > IFPA inaugura Campus Avançado em Vigia

IFPA inaugura Campus Avançado em Vigia

• Publicado: Quarta, 12 de Abril de 2017, 22h04
  • Última atualização em Quarta, 12 de Abril de 2017, 22h11

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará inaugurou na manhã de hoje o prédio do Campus Avançado de Vigia. O ato solene de inauguração teve como objetivo entregar e apresentar a nova sede à comunidade acadêmica e à sociedade em geral, enfatizando a relevância do campus para o desenvolvimento educacional da microrregião do Salgado, onde se localiza o município.

A programação começou com a exibição do vídeo institucional e logo depois deu espaço para a mesa de honra, composta pelo Reitor do IFPA, Cláudio Alex da Rocha, pelo Diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Romero Portella Raposo, pela Diretora Geral do Campus, Solange Ferreira e pelo representante da prefeitura de Vigia, Márcio dos Reis.  Em seguida, foi feita a entrega das placas de homenagem ao Reitor e à Prefeitura. Os participantes ainda puderam conferir uma apresentação cultural e visitar as instalações do novo prédio.

Para a Diretora Geral do Campus Vigia, esse é um momento de muita alegria, resultado de um árduo trabalho. “A sensação que eu, enquanto direção geral, e todos os nossos servidores, seja técnico administrativo, docente, nossos alunos, é de que nós estamos sendo vitoriosos com essa conquista, que nós conseguimos com muito sacrifício, muito esforço e com todo apoio da administração central do IFPA”, contou.

O Reitor do IFPA destaca que a inauguração desse novo prédio marca um momento de grande avanço para o ensino técnico no município de Vigia e nos demais municípios do entorno. “Hoje já temos mais de 300 alunos estudando aqui e realmente foi um grande avanço, nós estávamos numa instalação provisória que tinha poucas condições pra que a gente pudesse ofertar esses cursos e agora temos espaços muito amplos e refrigerados que permitem com que a gente possa melhorar sensivelmente as nossas ofertas”, explicou.

Em outubro de 2010, foi inaugurado o polo avançado de vigia, responsável pela formação de técnicos e promoção da educação profissional e tecnológica por meio da pesquisa e extensão. Agora o polo é um Campus Avançado, cuja atuação visa atender o potencial regional e local nas áreas de pesca, aquicultura, turismo, informática, saneamento e agropecuária, além de outras demandas da população.

Com a intenção de provocar o desenvolvimento regional sustentável, valorizando a diversidade e a integração dos saberes, o novo Campus Avançado vai abrigar cursos técnicos subsequentes presenciais e semipresenciais dos eixos tecnológicos de Informação e Comunicação, Recursos Naturais e Turismo, Hospitalidade e Lazer. Para isso, o novo prédio oferece cinco salas de aula, dois laboratórios de informática, biblioteca e auditório.

Texto: Lívea Colares - ASCOM IFPA Reitoria
Fotos: João Augusto - ASCOM IFPA Reitoria