Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > IFPA Campus Abaetetuba desenvolve projeto de integração das disciplinas
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

IFPA Campus Abaetetuba desenvolve projeto de integração das disciplinas

  • Publicado: Quarta, 03 de Maio de 2017, 23h27
  • Última atualização em Quinta, 04 de Maio de 2017, 12h53


À primeira vista, os cursos técnicos de Meio ambiente e Informática parecem distantes e sem nenhuma ligação entre si. Esse, porém, é um pensamento que o Campus Abaetetuba do Instituto Federal do Pará (IFPA) pretende mudar. Desde março, o campus vem realizando oficinas de integração com os professores, o objetivo é integralizar os conteúdos das disciplinas das áreas comuns e das áreas técnicas, na modalidade Integrado, de forma a melhorar a eficiência do ensino-aprendizagem.

“O objetivo do projeto é bem simples, é fomentar a ideia de como se trabalhar projeto integrador, é despertar a semente junto aos profissionais da área técnica, da área comum, trabalhando a integração interdisciplinar, ou seja, onde os conteúdos podem interagir, fazer a interação de cada curso, do curso de Informática e do curso de meio ambiente”, explica o coordenador do curso técnico em Informática, Márcio Favacho.

As oficinas de integração foram criadas a fim de proporcionar o entendimento do conceito de interdisciplinaridade e desmistificar o conceito de transversalidade para o aprimoramento na prática. O trabalho é feito através dos projetos integradores e do planejamento integrado das disciplinas que compõe as matrizes curriculares dos cursos.  

O primeiro encontro aconteceu em março e foi realizado pelas facilitadoras Drª. Diselma Marinho Brito e MSc. Maria Rosilene Maués Gomes. Voltada para docentes lotados nas turmas de Meio Ambiente e Informática, a primeira oficina já apresentou resultados: “Foi uma oficina que teve um resultado excelente, os professores gostaram bastante, principalmente quem era da área técnica, professores da área de engenharia por exemplo, pois eles começaram a perceber que dá pra fazer integração em aulas, tanto em sala de aula quanto fora da sala de aula, em aulas externas”, conta Sueli Pereira, coordenadora do curso de Meio Ambiente do campus.

 


Os próximos encontros estão programados para acontecer no semestre 2016.2, para que sejam aplicados no calendário letivo de 2017. As oficinas vão ter continuidade nos meses de abril a junho e seus resultados serão socializados ao restante dos servidores na próxima Semana Pedagógica, programada para acontecer no semestre de 2017.1. A intenção é que após todo esse processo, as ementas das disciplinas possam ser reestruturadas com uma abordagem teórico-prática, de integração das áreas comuns e técnicas.

Texto: Lívea Colares - Jornalista ASCOM - IFPA

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página