Página inicial > Últimas Notícias > CHAMADA DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

CHAMADA DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

• Publicado: Sexta, 19 de Maio de 2017, 12h45
  • Última atualização em Sexta, 19 de Maio de 2017, 12h50

X SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL, COOPERATIVISMO E ECONOMIA SOLIDÁRIA (X SICOOPES) E A FEIRA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO SOCIAL DA AMAZÔNIA (FECITIS)

O X Seminário Internacional de Desenvolvimento Rural Sustentável, Cooperativismo e Economia Solidária (X SICOOPES) e a Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação Social da Amazônia (FECITIS) é um evento no âmbito da cooperação internacional entre Brasil, Espanha e França, realizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Universidade Federal do Pará, Universidad de Alicante e Université du Maine para fortalecimento do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares do IFPA. Trata-se de ações de intercâmbio visando o fortalecimento de dinâmicas locais da agricultura familiar com base nas experiências de Desenvolvimento Rural Sustentável, Tecnologias e Inovações Sociais, Agroindustrialização, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, Educação do Campo, Agroecologia e Sistemas de Produção Orgânica, Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária no âmbito internacional, nacional e local.

Além disso, o seminário busca consolidar as ações de Cooperação Internacional no âmbito do ensino, pesquisa e extensão entre os Grupos de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Rural Sustentável, Cooperativismo e Economia Solidária da Amazônia; Educação e Agroecologia na Amazônia; Saberes, Educação, Interculturalidade e Variações Temáticas sobre Amazônia do IFPA Campus Castanhal; o Grupo de Pesquisa em Trabalho, Tecnologia Social e Desenvolvimento da Amazônia da UFPA/ICSA; o Grupo Internacional de Pesquisa em Cooperativismo, Desarrollo Rural y Emprendimientos Solidarios en la Unión Europea y LatinoAmerica da Universidad de Alicante (España) e o Laboratório ESO UMR 6590 Espaces et Sociétés da Université du Maine.

O objetivo geral do evento é promover o intercâmbio entre professores, pesquisadores, estudantes de graduação, pós-graduação e agricultores familiares associados aos empreendimentos econômicos solidários rurais, a fim de potencializar a construção e a disseminação de conhecimentos sobre os saberes e práticas relacionados a sustentabilidade da agricultura familiar. Possui ainda como objetivos: a) Fortalecer o programa de pós-graduação em desenvolvimento rural e gestão de empreendimentos alimentares, por meio da cooperação internacional entre Brasil, Espanha e França, b) fortalecer a interdisciplinaridade e a transdisciplinariedade a partir da articulação dos diversos campos de conhecimento científicos e suas inter-relações entre a teoria e a práxis sobre as realidades empíricas do espaço rural. c) Promover a divulgação e a melhoria da qualidade da produção científica e tecnológica, incentivando a inovação e a geração de conhecimentos e d) Promover um espaço de troca e disseminação de saberes e experiências de tecnologias e inovações sociais, colocando em prática as ideias e questões que envolvam investigação científica dos fenômenos aplicada a dinâmica da agricultura familiar, e) Refletir sobre potencialidades e desafios para construção de um novo padrão de desenvolvimento rural sustentável.

ANEXOS

MAIS INFORMAÇÕES