Página inicial > Últimas Notícias > IFPA e UFRA promovem curso de capacitação para servidores

IFPA e UFRA promovem curso de capacitação para servidores

• Publicado: Segunda, 22 de Maio de 2017, 17h18
  • Última atualização em Segunda, 22 de Maio de 2017, 17h22

A manhã de hoje foi de formação para servidores, na Divisão de Capacitação e Desenvolvimento (DECAD) da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Começou hoje o curso SIAPE Folha, promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), em parceira com a UFRA. O curso é voltado para servidores que atuam na área de gestão de pessoas.

Com uma carga horária de 40 horas, o objetivo do curso é capacitar servidores para a utilização do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (SIAPE) e seus subsistemas. Em cinco dias de curso, os participantes poderão conhecer melhor as funcionalidades, recursos e operacionalização dos diversos módulos estruturados (cadastrais e financeiros) necessários à elaboração e administração de dados da folha de pagamento.

O curso atende uma demanda dos campi, no que diz respeito ao setor de cadastro e folha de pagamento. “Como estão chegando muitos novos servidores no Instituto, o Instituto tá crescendo, então é muito necessário esse curso para que os servidores que estão no RH se capacitem melhor, façam o melhor cadastro e cometam o mínimo de erro possível na folha de pagamento”, conta o Assistente em Administração, Gabriel Santos, que coordena o curso.

O curso SIAPE Folha é fruto de uma parceria entre IFPA e UFRA, que ainda vai render muitas outras capacitações para servidores. A iniciativa faz parte do Plano Anual de Capacitação, desenvolvido pela Diretoria de Gestão de Pessoas do Instituto. “Isso demonstra a preocupação da gestão com a capacitação dos Servidores. A cada momento, a cada instante, estamos verificando a demanda, a necessidade que existe em cada setor, e tentando resolver essa demanda através da capacitação. Então temos o ano todo, e mensalmente será elaborado um curso dentro nosso planejamento anual de capacitação”, explica o Diretor da DGP, Michael André.

Além desse, estão previstos outros cursos, como “Elaboração e gerenciamento de projetos acadêmicos”, “Gestão de risco e controle interno”, “Minicurso de práticas sustentáveis”, “Comunicação e Marketing Institucional”, “Gestão de documentos para arquivos setoriais” e “Elaboração de projeto de pesquisa”, dentre outros.

Parcerias

Além da parceira com a UFRA, o Instituto também firmou acordo com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Juntas, as instituições estão oferecendo o curso “Gestão e fiscalização de contratos administrativos”, voltado para servidores que atuam nos setores de compras e licitações, fiscais e gestores de contratos, ordenadores de despesas e administradores. O curso teve início hoje e segue até o dia 25 de maio, no IFPA Campus Ananindeua.

Texto: Lívea Colares - ASCOM IFPA Reitoria

VEJA MAIS FOTOS DO  CURSO. CLIQUE AQUI.