Página inicial > Últimas Notícias > PROEN reúne Equipes Pedagógicas do IFPA

PROEN reúne Equipes Pedagógicas do IFPA

• Publicado: Quinta, 25 de Maio de 2017, 17h57
  • Última atualização em Quinta, 25 de Maio de 2017, 18h06

A Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) realizou hoje a II Reunião das Equipes Pedagógicas do IFPA. A Reunião aconteceu no Auditório da Biblioteca do Campus Belém e teve como principal objetivo capacitar servidores para o acompanhamento das políticas educacionais no âmbito do Instituto.

Com a presença das equipes pedagógicas de diversos campi, a Reunião discutiu a sistematização das contribuições dos elementos da reforma educacional pelos campi, a formação continuada e as rotinas pedagógicas, além de promover a troca de experiências entre os membros das equipes. O evento também pôde ser acompanhado via transmissão online, no site do IFPA, a fim de atingir públicos que não puderam estar presentes na Reunião.

A Técnica em assuntos educacionais, Ivone Siqueira, atua no Campus de Conceição do Araguaia e enxerga no evento uma oportunidade de adquirir novos conhecimentos. “Esses encontros propiciam a troca de informações, a gente passa a conhecer experiências que outros campi desenvolvem e isso faz com que nosso trabalho seja melhor desenvolvido e também é uma oportunidade de formação, uma vez que os membros das equipes pedagógicas tem como atribuição propiciar atividades formativas pros professores, só que nós não temos muitos momentos formativos e o encontro das equipes pedagógicas também é um momento formativo pras equipes”, conta.

A programação encerrou com uma palestra sobre a “Política de Curricularização de Extensão do IFPA”, ministrada pelo Chefe do Departamento de Educação Superior da PROEN, Edivaldo Moura. Voltada para um público composto por equipes pedagógicas e coordenadores de graduação do instituto, a palestra apresentou a minuta da política.

“A gente está com uma minuta de uma política de curricularização que já prevê como que vai acontecer, como que vai ser feita essa implementação, qual vai ser esse cronograma, como será o acompanhamento e como serão validadas essas atividades extensionistas, no âmbito dos cursos. Essa política já foi apresentada aos diretores de ensino, à Diretoria de Extensão, à Diretoria de Pesquisa e essa ocasião, agora, é a ocasião que a gente tem pra socializar com os coordenadores de curso e com as equipes pedagógicas”, explica Edivaldo Moura.

II Fórum dos Coordenadores de Graduação do IFPA

A palestra também fez parte da programação de outro encontro promovido pela PROEN. O II Fórum dos Coordenadores de Graduação do IFPA deu continuidade às discussões da Reunião, debatendo dessa vez os procedimentos institucionais sobre o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e dando orientações quanto ao funcionamento do colegiado e das coordenações de curso.

Texto: Lívea Colares - ASCOM IFPA Reitoria

VEJA AS FOTOS DO EVENTO. CLIQUE AQUI