Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > IFPA abre consulta pública para construção da Política de Curricularização da Extensão
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

IFPA abre consulta pública para construção da Política de Curricularização da Extensão

  • Publicado: Sexta, 23 de Junho de 2017, 15h55
  • Última atualização em Sexta, 23 de Junho de 2017, 16h33
imagem sem descrição.

 

Por Pró-Reitoria de Ensino (PROEN IFPA)

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) está construindo uma Política de Curricularização da Extensão e conta com a participação de docentes, discentes, técnicos-administrativos e gestores nesse processo. O documento está em consulta pública, no período de 20 de junho a 15 de julho, para receber contribuições de todos os segmentos da comunidade acadêmica institucional. A Política trará diretrizes para inclusão das atividades de extensão nos currículos dos cursos de graduação do IFPA.

Após receber as contribuições, a versão final da resolução será consolidada e encaminhada ao Conselho Superior (CONSUP), com previsão de publicação no mês de agosto de 2017. A Política de Curricularização da Extensão trará impactos nos processos de planejamento pedagógico dos cursos de graduação, já a partir do segundo semestre de 2017. Para participar da construção desse documento, é necessário fazer login no Sistema SIG, por meio do Painel do Servidor ou Painel do Aluno, no site do IFPA.

Com a Política de Curricularização da Extensão do IFPA, pretende-se atender à meta prevista no Plano Nacional de Educação, onde 10% da carga horária das matrizes curriculares dos cursos de ensino superior devem ser destinados a atividades de extensão. As discussões sobre a Política iniciaram em 2016 e envolveram a participação de diretores e coordenadores de ensino, pesquisa e extensão dos diversos campi, coordenadores de cursos de graduação, equipes pedagógicas, representantes das secretarias acadêmicas e auxiliares institucionais.

 “Trata-se de um avanço formidável que deve estreitar a relação de nossos cursos com a sociedade, socializando com esta os resultados do processo de aprendizagem e de produção acadêmico-científica de nosso Instituto e possibilitando aos nossos graduandos uma vivência teórico-prática mais intensa que consolide a formação de profissionais mais alinhados com as demandas sociais”, destaca José Edivaldo moura, Chefe do Departamento de Ensino Superior da Pró-Reitoria de Ensino (PROEN).

Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia possuem a missão de promover a produção e a difusão do conhecimento, articulados aos arranjos produtivos locais e às vocações regionais. O ensino, nesse sentido, está intrinsecamente ligado à pesquisa, à extensão e à inovação. Por meio da extensão, a instituição de ensino superior se aproxima da sociedade e dá retorno às suas demandas, o que justifica sua própria existência, reafirmando assim o compromisso social, concretizando a promoção e garantia do desenvolvimento social, bem como os anseios da comunidade.

Revisão de texto: Lívea Colares - Jornalista (ASCOM IFPA Reitoria)

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página