Página inicial > Últimas Notícias > Cursos de graduação do IFPA se preparam para o ENADE

Cursos de graduação do IFPA se preparam para o ENADE

• Publicado: Sexta, 23 de Junho de 2017, 16h26
  • Última atualização em Terça, 27 de Junho de 2017, 18h54

Por Pró-Reitoria de Ensino (PROEN IFPA)

A Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) acaba de publicar a Instrução Normativa 01/2017, com orientações quanto aos procedimentos a serem adotados pelo IFPA, em relação ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). O documento foi consolidado após apreciação de diretores gerais e de ensino, coordenadores de cursos de graduação, equipes pedagógicas, auxiliares institucionais e Comissões Próprias de Avaliação (CPA’s).

A Direção Geral de cada campus deverá constituir, até o dia 30 de junho, uma Comissão ENADE para os cursos de graduação que possuírem estudantes concluintes habilitados ao Exame. A Comissão, por sua vez, terá até o dia 15 de agosto para apresentar o Plano de Trabalho ENADE à gestão do campus, que deverá encaminhar o Plano à PROEN, até o dia 30 de agosto. A partir do próximo ano, a apresentação do Plano de Trabalho ENADE deverá ser feita após a publicação dos resultados dos conceitos ENADE, Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos (IGC) pelo INEP e terá periodicidade trienal.

A preparação para o ENADE consiste na adoção de procedimentos periódicos de avaliação do curso e no estabelecimento de uma rotina de (re)planejamento da prática pedagógica que possibilite o aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem e, consequentemente, do desempenho acadêmico dos estudantes. Os resultados dos processos de avaliação geram indicadores de qualidade que deverão subsidiar a gestão desses cursos.

O IFPA melhorou seu desempenho no IGC divulgado nos últimos dois anos, obtendo a nota 3, que é considerada satisfatória. A obtenção do conceito 4 no IGC é uma meta prevista no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que poderá colocar o IFPA no conjunto das Instituições de Ensino Superior (IES) com avaliação de excelência no Brasil. Apenas 17,7% das IES (incluindo as públicas e as privadas) conseguem notas 4 ou 5 no IGC. Em relação ao CPC, apenas 27,7% dos cursos de graduação do país alcançam nota 4 ou 5, segundo dados do INEP, de 2015.

Em 2017, vários cursos de graduação do IFPA vão fazer o ENADE, no total de 16 cursos de 6 campi. “É o ano de maior participação do Instituto no Exame e representa uma oportunidade incrível de melhorar as notas de nossos cursos de graduação bem como a nota do IFPA”, conta José Edivaldo moura, Chefe do Departamento de Ensino Superior da Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) .

O ENADE é um exame que afere a qualidade dos cursos de graduação das IES. É responsável por 70% da composição do CPC dos cursos. A média das notas dos CPC’s, por sua vez, é a principal responsável pela composição do IGC. As notas do ENADE, CPC e IGC são públicas e podem conferir maior prestígio aos cursos de graduação e à IES, perante a sociedade. Essas notas variam de 1 a 5, onde 1 é uma nota muito insatisfatória e 5 é uma nota de máxima excelência.

Confira os cursos do IFPA que prestarão ENADE em 2017:

- Ciências Biológicas, Licenciatura (Abaetetuba)

- Ciências Biológicas, Licenciatura (Belém)

- Ciências Biológicas, Licenciatura (Tucuruí)

- Engenharia de Controle e Automação (Belém)

- Engenharia de Materiais (Belém)

- Física, Licenciatura (Belém)

- Física, Licenciatura (Bragança)

- Geografia, Licenciatura (Belém)

- Informática, Licenciatura (Castanhal)

- Letras – Língua Portuguesa, Licenciatura (Belém)

- Matemática, Licenciatura (Belém)