Página inicial > Últimas Notícias > IFPA capacita novos servidores

• Publicado: Sexta, 23 de Junho de 2017, 18h23
  • Última atualização em Sexta, 23 de Junho de 2017, 18h28

Siape Cadastro e Elaboração de Projeto de Pesquisa foram ofertados nessa semana

IFPA – Compreender e operacionalizar o Siape Cadastro foram os objetivos do curso oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) em parceria com a Universidade Federal Rural Da Amazônia (UFRA). No mesmo período, de 19 a 23 de junho, as duas instituições promoveram o curso de Elaboração de Projeto de Pesquisa. A última formação oferecida ocorreu em 2014.

A multiplicadora Márcia Verônica Monteiro Silva explica que o Siape Cadastro é um curso para capacitar os servidores diretos da Administração Pública sobre a forma correta de preenchimento do Sistema de Cadastro de Pessoal. Durante a capacitação, o servidor aprende o passo a passo de como cadastrar o servidor no sistema com base nas orientações do Ministério do Planejamento. As aulas oferecem conhecimentos sobre a Administração Pública Federal; os Servidores Públicos Federais; Provimento e Vacância; Movimentação, Licenças e Afastamentos; Benefícios da Seguridade Social. “O pré-requisito para fazer o curso é conhecer a lei do servidor público, a Lei 8.112, para compreender direitos e deveres. Ter noção da Emenda Constitucional 20, 41, 47 e 70 para entender sobre aposentadoria. O melhor do curso é a interação entre servidores. A intenção do Ministério Público é que os servidores entendam o sistema para fazer o melhor uso possível do sistema para tornar a administração mais eficiente”. Márcia explica, ainda, que o Siape Cadastro facilita o acompanhamento da vida profissional do servidor e as auditorias sobre as alterações, erros de lançamentos ou irregularidades cometidas por servidores. “A tendência é acabar com a Folha de Pagamento. O Cadastro é que gerará a folha”, conclui.

A servidora Daniele de Cássia da Silva Malcher foi uma das alunas do curso Siape Cadastro. Na avaliação dela, essa foi uma ótima oportunidade de aperfeiçoar os conhecimentos na área administrativa. “O Siape Cadastro requer conhecimento e responsabilidade. Essa formação nos prepara para ter mais segurança no momento de realizar lançamentos de dados no sistema de forma a não prejudicar o servidor na hora da aposentadoria ou pensões. Esse treinamento me permitirá fazer um trabalho mais preciso e com mais propriedade das ações. Esse curso traz vários benefícios, nos faz mais confiantes e confortáveis na execução do trabalho de acompanhamento da vida dos servidores”.

A instrutora Luma Barbalho Pontes afirma que um projeto de mestrado ou doutorado não é um bicho de sete cabeças. “O curso incentiva nossos servidores a buscar qualificação, fazer mestrado ou doutorado. Desmistificar a ideia de que seja um sonho inalcançável. Busca mostrar os caminhos que eles podem seguir para alcançar uma aprovação no mestrado e doutorado. O foco do curso é fazer um projeto para submeter a uma seleção de mestrado ou doutorado. Por exemplo, nessa turma temos 24 servidores, temos três mestre e uma cursando doutorado, os demais buscam aprovação no mestrado. O projeto  não é um bicho de sete cabeças. Fizemos uma oficina de 20 horas. Eles elaboraram um projeto e no final eles apresentam o projeto pronto”, comenta Luma.

A servidora Débora Nascimento Silva considerou o curso de Elaboração de Projeto de Pesquisa muito importante para ela dar continuidade aos estudos. “Atendeu minhas expectativas, pois pretendo fazer mestrado. O curso conseguiu sanar a maioria das minhas dúvidas”, afirma.

A coordenadora de treinamento e desenvolvimento Deize dos Santos Gonçalves Freire comenta que o curso do Siape Cadastro e o de Elaboração de Projeto de Pesquisa foram ofertados a todos os campi do IFPA. “Com essa capacitação, nossos servidores poderão utilizar o sistema de forma mais eficiente. E os que fizeram a oficina de projeto poderão alcançar seus objetivos com mais facilmente. Aproveito para adiantar que no próximo semestre, provavelmente em agosto, com o apoio da Reitoria, vamos oferecer um curso sobre Pensão e aposentadorias”, informa Deize.

Fonte: ASCOM IFPA Reitoria
Fotos: Héden Franco - ASCOM IFPA Reitoria

VEJA MAIS FOTOS. CLIQUE AQUI.