Página inicial > Últimas Notícias > Divulgação do Plano de Trabalho da CPA

Divulgação do Plano de Trabalho da CPA

• Publicado: Quarta, 09 de Agosto de 2017, 11h41
  • Última atualização em Sexta, 11 de Agosto de 2017, 12h50

Para promover a melhoria da qualidade da educação superior, a expansão adequada da oferta de cursos, o aumento permanente da eficiência institucional e efetividade acadêmica e social das instituições de educação superior foi regulamentada, em 2004, a criação de Comissão Própria de Avaliação (CPA) nas Instituições de Ensino Superior (IES), seguindo orientações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Cabe aos membros da CPA coordenar e sistematizar as avaliações periódicas que devem ser feitas pelos acadêmicos, docentes e técnicos. Compete, também, à CPA fornecer as informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Cientes dessa missão, as CPAs Institucional e Locais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) divulgam seu plano de trabalho 2017 – 2018 apresentando as ações para o processo de autoavaliação.

O que é a autoavaliação?

A autoavaliação compõe o processo avaliativo institucional. Trata-se de uma avaliação interna coordenada pela CPA, em que toda a instituição analisa o que é e o que deseja ser, o que de fato realiza, como se organiza, administra e age, buscando, anualmente, gerar Relatórios de Autoavaliação sistematizando as informações para poder analisá-las e interpretá-las com o objetivo de identificar as práticas eficientes, bem como a percepção de omissões e equívocos, a fim de saná-los. Esse Relatório de Autoavaliação é submetido ao INEP ao longo de três anos até fechar um ciclo, durante o qual se verifica os avanços ou áreas a serem melhoradas.

Etapas da autoavaliação:

Coordenada pelas CPAs Institucional e Locais de cada campus do IFPA, a autoavaliação anual segue o seguinte plano: aplicação de questionário que servirá de base para elaborar um diagnóstico, análise dos dados, retorno à comunidade, correção de rumos e planejamento e transformação. O questionário estará disponível nos meses de novembro e dezembro de 2017. Os alunos poderão acessar o questionário na área restrita do SIGAA. Os servidores poderão acessar na área restrita do sistema integrante do SIG (SIGAA, SIPAC, SIGP e SIGPP). Ressalta-se o anonimato da pesquisa, pois não há divulgação ou repasse dos dados de identificação dos respondentes. E o relatório final deve ser postado pela CPA no Sistema e-MEC até 31 de março do ano subsequente. Assim, o relatório que será gerado neste ano de 2017 deverá ser postado até 31 de março de 2018.

Os membros das CPAs do IFPA contam com a colaboração de cada aluno e servidor para conseguir fazer a autoavaliação do desempenho da instituição, dos seus processos de funcionamento e de seus resultados, num processo de reflexão crítica e tomada de consciência visando à transformação da realidade para o aperfeiçoamento da instituição. As CPA Institucional e as CPAs Locais esclarecem que estão abertas para receber sugestões e informar à comunidade sobre os trabalhos que serão desenvolvidos em 2017 -2018, por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. . E, para a melhor participação de todos nesse processo, sugerem a leitura do Plano de Trabalho da CPA. Acesse o Plano de Trabalho. CLIQUE AQUI

Texto: ASCOM IFPA