Página inicial > Últimas Notícias > Campus Itaituba sedia Maratona de Programação

Campus Itaituba sedia Maratona de Programação

• Publicado: Quarta, 06 de Setembro de 2017, 21h43
  • Última atualização em Quarta, 06 de Setembro de 2017, 21h43

No próximo sábado dia 9 de setembro será realizada nas dependências do IFPA Campus Itaituba a Maratona SBC de Programação 2017. A competição será organizada em parceria com o Instituto de Informática da UFRGS e com o SAP Labs Latin America, apontada pela revista Você S/A como a melhor empresa de TI para se trabalhar no Brasil. O evento começará as 9 da manhã com palestras e sessão de aquecimento com os mais de 30 alunos participantes, e com a competição ocorrendo entre as 14h e 19h. Durante o evento serão apresentados ainda vídeos e slides sobre atividades de Pesquisa & Desenvolvimento e oportunidades de trabalho no SAP Labs Latin America em São Leopoldo (RS).

Na Maratona de Programação, os alunos são organizados em times de três competidores, e terão 5 horas para resolver um conjuto de problemas. Vence o time que resolver o maior número de problemas, no menor tempo total corrigido. Essa será a primeira vez que a competição será realizada em Itaituba (PA), e a segunda vez que ela é sediada por uma instituição de ensino no interior do Estado do Pará desde 2004 (quando começou a acontecer na Região Norte do Brasil). A SAP é uma grande parceira da sede da competição em Itaituba (PA). A sede em Itaituba (PA), inclusive, é uma das poucas na edição 2017 da Maratona que são apoiadas e patrocinadas por uma grande multinacional de TI.

A Maratona de Programação é um evento tradicional da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). A Maratona nasceu das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação da ACM (Association for Computing Machinery), o International Collegiate Programming Contest (ICPC), e é parte da regional sulamericana do concurso. A Maratona de Programação é uma das mais importantes competições científicas do país e a mais antiga, respeitada e conhecida competição científica na área de Tecnologia de Informação. Com foco em alunos do ensino superior, visa a formação de talentos na área. Os participantes são potenciais líderes e formadores de opinião no âmbito acadêmico e, posteriormente, no âmbito profissional.

Texto: Weverton Luis da Costa Cordeiro (UFRGS).

Fonte: IFPA Campus Itaituba