Página inicial > Últimas Notícias > Encontro Paraense de Educação Matemática foi um sucesso

Encontro Paraense de Educação Matemática foi um sucesso

• Publicado: Sexta, 15 de Setembro de 2017, 15h14
  • Última atualização em Sexta, 15 de Setembro de 2017, 20h54

Na noite de quarta-feira, 13 de setembro, diante de um auditório lotado, encerrou-se o XI Encontro Paraense de Educação Matemática (EPAEM). O evento aconteceu no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) Campus Belém. Após um show de cálculos matemáticos que parecia mágica, o encontro terminou com a posse da Nova Diretoria da Sociedade Brasileira de Educação Matemática Regional do Pará (SBEM-PA) para o período 2017/2020.

Foram três dias de muito aprendizado e troca de experiência sobre o ensino de Matemática. Dentre os relatos de experiência apresentados durante o EPAEM está o da Professora Edinéia Castro Costa, da Escola Municipal Elisa Soares, Porto de Moz – PA. “Nós, professores, precisamos participar de vários encontros de educação ao longo do ano. É extremamente importante buscar novos conhecimentos para melhorar a prática em sala de aula. Participei do EPAEM quando eu estava na graduação, fiquei depois (de) alguns anos sem participar e agora retornei como professora. Vim apresentar um artigo sobre o ensino de Matemática para alunos com deficiência intelectual através de jogos. Considero importante partilhar esse conhecimento com outros professores para que eles também possam encontrar novas formas de ensinar”, explicou.

A Professora Gabrielle Janaina Barros de Menezes, da Escola Municipal Acy de Jesus Neves de Barros Pereira, Marabá – PA, leciona a Matemática para alunos do 5º ao 9º ano. “Vim apresentar um artigo e um relato de experiência. O artigo aborda as novas concepções do ensino de Matemática. Na minha escola, desenvolvi um jornal no qual apresentava os conhecimentos de Matemática como, por exemplo, a história do número Pi. Trabalhei a poesia para ajudar o aluno a se interessar pela leitura e cálculos. Minha experiência prova que é importante aliar essas duas áreas do conhecimento. Num evento como o EPAEM, a gente se atualiza, conhece autores novos, novas referências, novas discussões, novas metodologias que favorecem o ensino. Diante de alunos desmotivados e desinteressados, precisamos ouvir outras histórias que possam ser adaptadas às nossas realidades em sala de aula, precisamos estar sempre nos atualizando para melhorar a forma como estamos ensinando. Além de buscar atualização e aperfeiçoamento, esse evento possibilita apresentar nosso trabalho e obter reconhecimento. Não adianta realizar nossa ação em particular , na sala de aula, se ela não puder ser compartilhada. Se a gente não pesquisar e partilhar - como o próprio Paulo Freire diz/disse, o professor é um eterno pesquisador -, não vamos conseguir melhorar a prática. Ensinar, principalmente em escola periférica, afastada dos recursos tecnológicos, requer novas formas de chamar e prender a atenção dos alunos, pois a desmotivação é muito grande”, concluiu.

A Coordenadora Geral do XI EPAEM, Professora Rita Sidmar Alencar Gil, avaliou que o evento superou as expectativas. “Durante o evento/encontro, fizemos três conferências. A primeira foi com o autor de livros didáticos para o Ensino Médio, Professor Antônio Lopes, da Universidade Federal de São Paulo. A segunda conferencista foi a Professora Rute Borba, da Universidade Federal de Pernambuco. E no encerramento, o Professor Irã Mendes, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Além dessas importantes participações, promovemos duas mesas redondas, 12 mini-cursos, 122 comunicações científicas, 24 pôsteres e 26 relatos de experiência. Lançamos a coleção denominada Educação Matemática na Amazônia, composta por 12 livros. Lançamos outros três livros de professores da Universidade Estadual do Pará. Por tudo isso, o evento foi um sucesso. Tivemos grande participação dos alunos e professores. Isso só aconteceu porque as instituições de ensino que trabalham com Matemática e o Instituto Federal do Pará, juntamente com os cursos de Licenciatura, Mestrado e Doutorado em Educação Matemática, se unirão/uniram para fazer o evento/realizar o encontro. O evento foi grandioso porque houve essa parceria e união. Fruto desse trabalho, do sucesso que é o EPAEM, já está programado, para o ano que vem, provavelmente junho, o Simpósio Internacional sobre a Educação Matemática. Esperamos reunir pesquisadores em Educação Matemática dos Estados Unidos, Canadá, Venezuela, México, Portugal”, ressalta Professora Rita.

O Professor da Secretaria Municipal de Belém e da Secretaria Estadual de Educação Benedito Fialho Machado foi o mágico da noite (apresentou) no Show Matemágico. Todo material apresentado foi confeccionado por ele, que fez diversos cálculos, conquistando a platéia com simpatia e habilidade. Ele/ O Professor explica que a Matemática ajuda a desvendar o mundo. “No show, apresento a Matemática de uma forma divertida e lúdica, que parece mágica. Mas, na verdade, não tem nada de mágica. São apenas aplicações das propriedades e princípios matemáticos. Essa disciplina não é fácil, mas é muito prazerosa e apaixonante. Ela pode ser apresentada de forma a atrair e despertar a atenção do aluno para a Matemática”, garante.

Ao final, foi feita a posse da nova Diretoria. Confira todos os dados no site da SBEM-PA: http://www.sbempara.com.br/sbem-para---eleicao-2017-2020.html

Texto: ASCOM - IFPA Reitoria

VEJA MAIS FOTOS. CLIQUE AQUI