Página inicial > Últimas Notícias > IFPA vai ofertar Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica

IFPA vai ofertar Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica

• Publicado: Sexta, 22 de Setembro de 2017, 12h47
  • Última atualização em Sexta, 22 de Setembro de 2017, 12h57

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) se prepara para ofertar o Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) em 2018.  A lista de Institutos Federais credenciados foi divulgada na quarta-feira, 20 de setembro.

A proposição do Mestrado Profissional em Educação Profissional em Rede Nacional (ProfEPT) nos Institutos Federais é resultado da parceria entre o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação, Científica e Tecnológica (CONIF) com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/MEC), face à necessidade de aperfeiçoar as práticas educativas e a gestão escolar vinculadas à EPT, em articulação com a demanda por qualificação de profissionais da rede, abrindo possibilidades de formação qualificada ao público em geral, aproveitando a abrangência de atuação territorial da RFEPCT para otimizar a oferta das vagas do Programa.

Esse credenciamento atende à política de democratização do acesso ao ensino técnico de qualidade e promoção da profissionalização dos jovens, qualificando professores para assumir a docência. De acordo com a Pró-reitora, Ana Paula Palheta Santana, o novo mestrado contará com 10 doutores dos campi de Belém, Bragança e Marabá Rural. “Esse mestrado é fruto do compromisso do IFPA em avançar para seguir em frente, crescendo em suas atividades de Pós-Graduação & Pesquisa. É resultante de uma proposta que apresentou comprovação de infraestrutura adequada, corpo docente qualificado e elevada produção científica”, ressaltou.

A Pró-reitora explica que serão duas linhas de pesquisas e o edital deve ser publicado ainda este ano. “O Programa do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica desenvolverá atividades em duas linhas de pesquisa: Gestão e Organização do Espaço Pedagógico em Educação Profissional e Tecnológica e Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica. Para a implantação do Mestrado, o IFPA ainda deve participar do Seminário Nacional de Alinhamento Conceitual do ProfEPT;  fazer as reuniões com o corpo docente e instituir a Comissão do Processo Seletivo”, informa.

O reitor Cláudio Alex Jorge da Costa considera o credenciamento um passo importante e parabeniza a Pró-reitoria. “É com grande satisfação que recebemos o deferimento da submissão da proposta do IFPA, com vistas à condição de Instituição Associada (polo) do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT). O resultado reafirma o compromisso da gestão com a ampliação das ofertas de pós-graduação stricto sensu e das possibilidades de qualificação de nossos servidores em um área que é a nossa própria essência. Em consequência mais relevante, poderemos prover uma educação ainda mais qualificada, na medida em que criaremos um ambiente propício para o desenvolvimento da extensão, pesquisa e inovação pedagógicas e tecnológicas, que certamente vão aprimorar o nosso fazer acadêmico. Neste contexto, parabenizamos a todos os envolvidos nesta grande conquista, em especial a PROPPG e os nossos professores e professoras que compõem a proposta do Instituto Federal de Educação, Ciência do Pará como Polo PROFEPT”.

Texto: ASCOM IFPA Reitoria

Acesse a lista das novas instituições credenciadas. CLIQUE AQUI