Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Eletrotécnica Industrial e Agronomia conquistam nota 4

Curso de Eletrotécnica Industrial e Agronomia conquistam nota 4

• Publicado: Segunda, 02 de Outubro de 2017, 17h36
  • Última atualização em Segunda, 02 de Outubro de 2017, 21h35

Mais uma boa nota a se comemorar. Curso de Eletrotécnica Industrial do Campus de Belém e o curso de Agronomia do Campus de Conceição do Araguaia melhoraram substancialmente e conquistaram nota 4 na avaliação feita in-loco pelo Ministério da Educação (MEC). Essa nota certifica que ambos têm corpo docente qualificado, com boa titulação, professores em regime integral, boa organização didática; e boa infraestrutura, inclusive bons laboratórios.  A nota atesta qualidade e, respectivamente, garante a renovação do reconhecimento e reconhecimento de curso.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) tem autonomia para criar cursos, da mesma forma como fazem as universidades. No entanto, por determinação do MEC, os cursos para serem reconhecidos precisam ser avaliados por uma comissão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mesmo órgão que realiza o ENEM e o ENADE.  A comissão vem ao Instituto e avalia a dimensão didático pedagógica, a composição do corpo docente, a infraestrutura e todos os requisitos legais e normativos que orientam o curso. Essa avaliação justifica a Portaria de reconhecimento e renovação de reconhecimento ou não do curso. O objetivo do Inep é certificar o cumprimento de padrões de qualidade a serem seguidos pela instituição para que a mesma possa emitir diploma dos cursos que oferta.

Na última avaliação do MEC, por problemas de infraestrutura, ambos os cursos tiveram que assinar Protocolo de Compromisso. Se não fosse atendido, poderiam não conseguir renovar suas autorizações e obter reconhecimento do curso.

O Chefe do Departamento de Ensino Superior da Pró-Reitoria, José Edivaldo Moura da Silva, explica que o MEC utiliza três conceitos para avaliar os cursos. “Conceito de Curso (CC), quando o MEC envia avaliadores ao Campus, Conceito Preliminar do Curso (CPC) e o desempenho dos alunos, o Enade. Esses são conceitos públicos. Em todos, as notas vão de 1 a 5, sendo que a nota 3 é considerada satisfatória, ou suficiente para o MEC. O conceito 4 é muito bom e o 5 excelente. Mas, quando recebe 2 ou 1, o curso precisa ser readequado para atingir o padrão de qualidade exigido pelo Ministério da Educação”, ressalta.

Sobre a nota 4 do curso de Agronomia de Castanhal, Edivaldo explica que foi uma excelente nota. “Essa nota de Castanhal reflete a excelência da qualidade do ensino ofertado pelo curso de Agronomia lá. Este conceito, 4, é resultante da média da prova que mensura o desempenho dos alunos conferindo o que foi aprendido em relação ao que é proposto nas diretrizes curriculares do curso, ENADE. Neste caso, estão de parabéns os estudantes, os professores e a coordenação do curso, essa nota reflete a boa formação”, esclarece.

“No caso de Belém e Conceição do Araguaia, nossa alegria foi dupla, pois os dois cursos conquistaram nota 4, numa avaliação in-loco do Inep. As avaliações dos cursos de Agronomia do Campus Conceição do Araguaia e de Tecnologia em Eletrotécnica Industrial do Campus Belém aconteceram nos meses de agosto e setembro, respectivamente.. Ambos apresentaram um Plano de Melhorias. Conseguiram melhorar substancialmente os cursos. O bom desempenho se deve à orientação, trabalho articulado entre Pró-Reitoria de Ensino, Gestão do Campus e Coordenação do Curso. Todo esse comprometimento resultou nessa excelente avaliação. Atendendo todos os requisitos”. concluiu.

Texto: ASCOM Reitoria IFPA

O que é o Conceito Preliminar de Curso?

O Conceito Preliminar de Curso (CPC) varia de 1 a 5. É um indicador prévio da situação dos cursos de graduação no país. Para que os valores representem efetivamente o que se espera de um curso em termos de qualidade e excelência, comissões de avaliadores fazem visitas in loco para conferir ou alterar o conceito obtido preliminarmente.

O CPC é divulgado anualmente, junto com os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, o Enade. Os cursos que obtiverem CPC 1 e 2 serão automaticamente incluídos no cronograma de visitas dos avaliadores do Inep. Os cursos com conceito igual ou maior que 3 podem optar por não receber a visita dos avaliadores e, assim, transformar o CPC em conceito permanente.

Os cursos com conceito 3 serão aqueles que atendem plenamente aos critérios de qualidade para funcionarem. Da mesma forma, cursos com conceito 5 serão cursos de excelência, devendo ser vistos como referência pelos demais. O conceito permanente serve como referência para subsidiar o processo de regulação dos cursos de graduação no país.

As variáveis utilizadas em sua composição foram retiradas do Enade, incluindo o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) e o questionário socioeconômico – e do Cadastro de Docentes 2007. O conceito é composto por diferentes variáveis, que traduzem resultados da avaliação de desempenho de estudantes, infraestrutura e instalações, recursos didático-pedagógicos e corpo docente.

Fonte: MEC