Página inicial > Últimas Notícias > CAPES ABRE INSCRIÇÕES PARA NOVO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DOCENTE

CAPES ABRE INSCRIÇÕES PARA NOVO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DOCENTE

• Publicado: Sexta, 20 de Outubro de 2017, 19h56
  • Última atualização em Sexta, 20 de Outubro de 2017, 20h11

Desde o dia 16 de outubro até o dia 01 de dezembro de 2017, professores da educação básica podem cadastrar currículos na Plataforma Freire e solicitar vagas em cursos do Programa de Formação Inicial e Continuada para Professores da Educação Básica (Profic), que será lançado até o final do ano. A “Plataforma Freire” foi o site  do programa Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Esse novo site apenas herda o nome do anterior, mas se trata de outro sistema. Portanto, todos os professores precisam se cadastrar na nova Plataforma Freire.

Gerenciada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a Plataforma Freire é um site que vai agregar currículos de professores da educação básica. Além de funcionar como banco de currículos – semelhante ao Currículo Lattes, a Plataforma Freire será um sistema de gestão de cursos de capacitação para os professores.

O funcionamento da Plataforma Freire é semelhante ao do currículo Lattes: o professor precisa se cadastrar – gratuitamente – e preencher um formulário com dados sobre sua formação e sua atuação profissional. Há um Manual do Usuário, com tutorial orientando como cadastrar o currículo.

O IFPA E O NOVO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DOCENTE

O IFPA se prepara para ofertar cursos e turmas pelo PROFIC, tão logo a CAPES possibilite que as Instituições Públicas de Ensino Superior apresentem suas propostas para propiciar a formação de professores da educação básica.

Depois de um período de cinco anos sem abrir turmas pelo PARFOR, e após ter formado 2.283 alunos, em 87 turmas ofertadas em 34 municípios nos anos de 2009 a 2012, existe um anseio da atual gestão do IFPA, de sua comunidade acadêmica e da sociedade como um todo pelo retorno das ofertas por este Instituto. Esse hiato se deu em decorrência do cumprimento de medida cautelar imposta pelo Ministério da Educação, por conta de resultado insatisfatório no Índice Geral de Cursos – IGC. Com a obtenção de bons conceitos no IGC referente aos anos de 2014 e 2015, a medida cautelar foi revogada e o IFPA habilitou-se e se fortaleceu para a oferta de cursos superiores no Pará.

Desde o final do ano de 2015, a Pró-Reitoria de Ensino do IFPA tem orientado os campi para retomada das ações no âmbito do programa PARFOR e agora ao programa PROFIC.

As dúvidas ou relatos de problemas na Plataforma Freire devem ser encaminhadas diretamente à CAPES, pelos seguintes canais:

Tel.: 0800 616161 - opção 7

Plataforma Freire (CLIQUE AQUI)

Manual do Usuário da Plataforma Freire