Página inicial > Últimas Notícias > Servidores do IFPA participam do Seminário em Gestão Pública

Servidores do IFPA participam do Seminário em Gestão Pública

• Publicado: Sexta, 20 de Outubro de 2017, 21h10
  • Última atualização em Sexta, 20 de Outubro de 2017, 21h10

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPG) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) está oferecendo aos servidores, com o objetivo de melhor prepará-los para elaborar suas propostas de projeto de pesquisa e para a prova do processo seletivo do mestrado, o Seminário em Gestão Pública. Com a presença do Reitor,Cláudio Alex Jorge da Rocha, e da Pró-reitora, Ana Paula Palheta Santana, o evento iniciou na quarta-feira, 11 de outubro, no auditório da Biblioteca do Campus Belém e está sendo transmitido ao vivo por meio do canal da Assessoria de Comunicação, no site da Reitoria.

Antes do início do encontro, a Pró-reitora destacou que o Seminário é uma ação coordenada para realização do Mestrado Profissional no IFPA e agradeceu o compromisso e envolvimento de todos na realização desse projeto. “Agradecemos ao corpo docente do Campus Belém que está trabalhando em parceria com a UFPA; à Coordenação de Ciências Humanas e suas Tecnologias, professor Jean e Ricardo; à Coordenação de Gestão Pública, em nome da Rita Vasconcelos; à Reitoria e à Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP). Essa não é uma iniciativa só da Pró-reitoria, mas uma ação conjunta para capacitar e qualificar os servidores do IFPA”.

Para a oferta do Mestrado em Gestão Pública, foi realizado um levantamento nos campi e reitoria que revelou as demandas dos servidores por qualificação em Gestão Pública e Educação. “Está sendo ofertado mestrado em Gestão Pública porque os Técnicos Administrativos vislumbravam um curso que tivesse vinculação direta com as atividades diárias, independente do cargo. A Pró-reitoria fez uma prospecção para escolher a instituição executora dessa ação e firmou parceria com a Universidade Federal do Piauí. A UFPI é responsável pelo edital e por todas as etapas do processo de seleção, a gente só acompanha. Hoje, em especial, agradeço aos professores de Gestão Pública e à DGP, nesta tarefa de oferecer cursos de Elaboração de Projetos, Inglês Instrumental e na leitura dos textos básicos para ajudar os técnicos a se prepararem para a prova de seleção”, afirmou o Reitor Cláudio Alex Jorge da Rocha.

O IFPA vem fazendo investimento em qualificação dos servidores e só neste curso de Mestrado em Gestão Pública o valor empenhado junto à UFPI é de 561 mil reais (quinhentos e sessenta e um mil reais), incluindo as aulas de preparação dos servidores para concorrerem às vagas. “Este é um momento histórico prá nós que buscamos realizar essas parcerias, pois estamos trabalhando há dois anos. Tem sido feio um esforço institucional para oferecer esses cursos preparatórios. Apesar dos questionamentos, eles são extremamente válidos para que os que pleiteiam essas vagas possam se candidatar numa melhor condição. Todo o trabalho que está sendo feito, articulado com a Reitoria e os campi, é no sentido de criar oportunidades. O esforço maior é dos servidores, que passarão por um rigoroso processo de seleção. Um processo longo, demorado, que inicia com a prova de proficiência”, explicou o reitor.

Novos Mestrados serão ofertados em 2018

O Reitor destacou, também, outras ações importantes da PROPPG que, por exemplo, conseguiu filiar o IFPA para ser Polo do Programa de Mestrado de Educação Profissional (PROFPT). “Agora vamos conseguir oferecer mais mestrados a partir de 2018. Tudo isso, graças aos nossos professores que encamparam essa ideia. Conseguimos, também, a aprovação de outro programa de mestrado, para ser Ponto Focal do PROFINIT, Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação”, adiantou o Reitor.

Inscrições no Mestrado em Gestão Pública

As inscrições iniciam nesta segunda-feira, 16 de outubro e vão até 27 de outubro, pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA (www.sigaa.ufpi.br, através do link “processos seletivos”) que emitirá o comprovante de inscrição.

Os interessados terão que optar, dentro da Área de concentração será Gestão Pública para o Desenvolvimento Regional, por uma das duas linhas: Instituições e Políticas Públicas ou Organizações e Desenvolvimento Regional. Podem se candidatar graduados em modalidades Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogos que tenham afinidade e interesse com a temática.

Para efetivar a inscrição, os servidores deverão, até 27 de outubro, levar o comprovante de inscrição e documentação solicitada pelo edital ao Protocolo Geral do IFPA Campus Belém. A seleção visa ao preenchimento de 20 vagas destinadas a servidores (técnico-administrativos e docentes) do IFPA, sendo duas vagas reservadas a portadores de deficiência.

O processo seletivo consiste em quatro etapas:

Etapa I- Entrega e Verificação de documentação (eliminatória)

Etapa II- Prova Escrita (eliminatória)

Etapa III- Análise do Projeto de Pesquisa (eliminatória)

Etapa IV- Entrevista de Defesa do Projeto de Pesquisa (classificatória)

As provas escritas acontecem no dia 1º de dezembro no IFPA Campus Belém. Confira o edital.

Texto: ASCOM IFPA Reitoria