Página inicial > Últimas Notícias > Cuidados com a saúde marcam IV Semana de Qualidade de Vida do Servidor

Cuidados com a saúde marcam IV Semana de Qualidade de Vida do Servidor

• Publicado: Sexta, 27 de Outubro de 2017, 14h46
  • Última atualização em Sexta, 27 de Outubro de 2017, 14h49

Um café da manhã especial congregou todos os servidores da reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), na manhã da última quarta-feira (25). Era a abertura da programação da IV Semana de Qualidade de Vida do Servidor, uma realização da Coordenação de Assistência e Qualidade de Vida (CAQV) do Instituto, em alusão ao Dia do Servidor Público, comemorado em 28 de outubro.

Com três dias de programação, a Semana de Qualidade de Vida do Servidor está trazendo uma série de atividades voltadas para o bem estar físico e mental dos servidores. Após o café da manhã de abertura do evento, houve sorteio de brindes e avaliação com nutricionistas, que deram orientações aos servidores, a partir de diagnósticos realizados com base no Índice de Massa Corporal (IMC). A tarde foi dedicada aos cuidados com a aparência, massagem terapêutica e aula de consciência corporal.

A servidora Cíntia Negrão aproveitou para participar da aula de consciência corporal e aprovou a atividade. “A aula foi muito bacana porque eu acho que a suavidade da dança traz uma certa tranqüilidade pra gente, uma sensação de paz. Eu acho muito importante essa iniciativa do IFPA, porque tem várias formas da gente buscar uma qualidade de vida e o servidor precisa ter essa atenção, esse cuidado, nós que cumprimos oito horas, ficamos sempre numa mesma posição, em ambientes fechados, mais a questão da pressão do trabalho promove muito estresse, então momentos como esse, que permitem o servidor relaxar um pouco, esquecer um pouco a rotina, permitem que a gente também tenha um descanso até da nossa mente”, afirmou a servidora.

Proporcionar ao servidor um momento de relaxamento em meio à rotina de trabalho é justamente o objetivo da Semana do Servidor. “A gente observa que o servidor fica muito só focado no seu trabalho, por conta disso a gente vê o afastamento dele por estafa, algum tipo de desgaste, o corpo já denuncia que tem alguma coisa que não tá bem. Então, por conta disso, a gente buscou trazer ações pra desenvolver o lado da saúde, o lado emocional do servidor e a auto-estima dele”, explica a Coordenadora da CAQV, Suziane de Brito.

A programação continuou com orientações sobre a saúde preventiva do homem, DST e verificação de PA e glicemia, além de distribuição de folders sobre câncer de mama, tudo comandado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). Para a Coordenadora de Saúde do Homem, da Sesma, Marisa Nogueira, a participação na Semana do Servidor do IFPA foi uma oportunidade de fortalecer o trabalho que a secretaria já vem realizando. “A política da saúde do homem que a sesma desenvolve nas suas unidades de saúde termina por uma questão da necessidade de você buscar parceiras, esclarecer, mobilizar e sensibilizar a categoria masculina da necessidade de se cuidar mais e ter uma integração da saúde, de uma forma generalizada”, destaca a Coordenadora.

Jogos dos Servidores

Hoje (27), a programação do evento segue para outra etapa. Servidores do IFPA vão ter a oportunidade de participar dos Jogos dos Servidores, cujo objetivo é promover a prática esportiva, os hábitos saudáveis e a integração entre os servidores. Os Jogos dos Servidores acontecem no Campus Castanhal, de 9h às 17h. Servidores de todos os Campi podem participar e disputar nas modalidades de Futsal e Vôlei, nas categorias Feminino e Masculino.

Trata-se de uma oportunidade de confraternizar e trocar experiências. “Os Jogos são para promover a parte recreativa, agregar os servidores, fazer com que eles partilhem de momentos agradáveis, porque a gente passa muito tempo só no nosso local de trabalho e acaba esquecendo que, num outro setor, tem um outro colega, ou os campi também tem outros colegas que podem se aproximar e tá trocando conhecimentos, dentro dessa parte recreativa, eles acabam trocando também experiências”, destaca Suziane de Brito.

Texto: ASCOM IFPA

Veja as fotos do evento. Clique Aqui