Página inicial > Últimas Notícias > Alunos do IFPA Santarém são premiados em Mostra Brasileira de Foguetes

Alunos do IFPA Santarém são premiados em Mostra Brasileira de Foguetes

• Publicado: Quinta, 09 de Novembro de 2017, 23h06
  • Última atualização em Segunda, 13 de Novembro de 2017, 18h35

A garrafa PET é considerada lixo para muita gente, mas para alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Campus Santarém, o material virou matéria prima para construção de foguetes. Utilizando conhecimentos da física, aprendidos em sala de aula, os alunos construíram artefatos para participar da XI Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), competição realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). O desempenho dos alunos foi tão bom que garantiu um troféu à equipe.

A MOBFOG é realizada em quatro níveis diferentes, dependendo da série/ano em que se encontra o aluno. Os estudantes do IFPA participaram no nível 4, que é destinado a alunos do ensino médio. Os participantes tinham que construir um foguete a partir de duas garrafas PETs, usando como combustível uma mistura de vinagre e bicarbonato de sódio. O objetivo era que o foguete tivesse o maior alcance horizontal possível, o evento premia os 15 melhores lançamentos. A equipe do IFPA alcançou a marca de 176 metros de distância e garantiu, assim, o seu troféu pelo segundo ano consecutivo.

Composta pelos alunos Enderson Mendes e Mithael Afonso, do curso técnico em Edificações, e Eduardo Jesus, egresso do curso técnico em Agropecuária, a equipe é orientada pela Professora de Física do IFPA Santarém, Graciana de Sousa. A docente comemora o resultado e explica que é fruto de muita dedicação: “É um resultado de nosso trabalho. A dedicação de nossos alunos, que aproveitaram feriados, pontos facultativos e finais de semana para desenvolver os protótipos”, conta Graciana.

A Professora ainda destaca a importância de participar de um evento como esse, que influencia diretamente na formação dos alunos e no crescimento dos docentes. “Sem dúvidas a maior importância de trazer bons resultados ao nosso Campus, é mostrar aos nossos alunos que com trabalho, dedicação, esforço e perseverança, sonhos se tornam objetivos e estes podem ser alcançados. Cada vez que eu participar da Jornada de foguetes será mais uma oportunidade de aprender. Aprender com os outros colegas de profissão, com os alunos, com os palestrantes. E o maior desafio é tentar compartilhar essa aprendizagem”, conta a Professora.

MOBFOG

Com o objetivo de incentivar o interesse dos jovens pela Astronáutica, Física, Astronomia e ciências afins e promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, a MOBFOG é voltada para estudantes de todos os anos do ensino fundamental e médio do país. A Mostra é aberta à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, previamente cadastradas na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). Esse ano, a competição contou com 200 participantes.

Texto: Lívea Colares - ASCOM IFPA Reitoria

VEJA AS FOTOS, CLIQUE AQUI.