Página inicial > Últimas Notícias > Edital do Mestrado ProfEPT será publicado em Dezembro

Edital do Mestrado ProfEPT será publicado em Dezembro

• Publicado: Terça, 14 de Novembro de 2017, 17h40
  • Última atualização em Quinta, 16 de Novembro de 2017, 14h06

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PROPPG do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)apresentou em reunião, na quinta-feira, 9 de novembro, no IFPA Campus Belém, os nomes dos professores e equipe que comporão o corpo colegiado do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Na ocasião, foi divulgado que em dezembro será publicado o edital de seleção do ProfEPT.

“É muito importante ver a comunidade docente dedicada às melhorias dos cursos ofertados, fazendo de tudo para ajudar e demonstrar que o IFPA está em um novo caminho. A instituição é feita por nós. Temos o dever de garantir qualidade do Ensino que oferecemos. O edital desse programa de mestrado será aberto, provavelmente, dia 11 de dezembro. Com isso, estamos nos comprometendo com o Instituto Federal do Espírito Santo, quem coordena todos os pólos. E, por conta dessa parceria, nosso cuidado deve ser redobrado.Fomos avaliados pela comissão que veio do IFES Campus Vitória e certificou que o IFPA Campus Belém conta comestrutura físicae corpo técnico suficiente para ofertar este programa de mestrado”, ressaltou o Diretor Geral do IFPA Campus Belém,Manoel Antônio Quaresma Rodrigues.

Dos 18 campi do IFPA, 12 ofertam Pós-Graduação em Lato Sensu. E, nos últimos anos, vem se preparando para ofertar Pós-Graduação Strictu Sensu. “Tivemos, recentemente, os campi de Belém, Bragança submetendo proposta de cursos de Mestrado Profissional e Castanhal submetendo propostas de Doutorado Profissional. Para ofertar o ProfEPT, como determina o rito, todo o processo foi realizado pela PROPPG. Mas, como o curso será ofertado pelo Campus Belém, quem passa a cuidar das próximas etapas é o professor Tiago Veloso dos Santos que assume a coordenação do ProfEPT”, informou a Pró-Reitora Ana Paula Palheta Santana.

ProfEPT

O IFPA, a partir de 2018, devido o último credenciamento de mais 18 Institutos, passa a ser um das 36 Instituições Associadas que ofertarão o ProfEPT enquanto Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu.

O ProfEPT é um mestrado ofertado pela Rede Federal composta pelos Institutos Federais e coordenado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) Campus Vitória. Como o próprio nome sugere, a área de concentração dos estudos é Educação Profissional e Tecnológica. Os estudantes deverão optar por uma das duas Linhas de Pesquisa: Gestão de Organização do Espaço Pedagógico em Educação Profissional e Tecnológica ou Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica. É um curso semipresencial, com duração de 24 meses e o ingresso se dá por meio de exame de seleção.

“Esse mestrado não é do IFPA, mas da Rede Federal. As 36 Instituições Associadas se diferenciam uns dos outros, unicamente,pelo corpo docente e discente. O ProfEPT é formado por um Comitê Gestor, Comissão Acadêmica Nacional e Comissões Acadêmicas Locais. O número de vagas tem de ser o dobro do número de membros do corpo docente. Hoje temos 10 professores, então poderemos ofertar 20 vagas. Destas, 10 são exclusivas para servidores e as outras 10 para ampla concorrência. Todos os produtos, ensino, pesquisa, extensão, inovação e dissertações deverão ser produzidos em uma destas duas linhas de pesquisa. Para tanto, contaremos com uma plataforma para acesso de professores e alunos.”, destacou o Professor Tiago Santos.

Aproveitando a reunião, a Pró-Reitora comunicou que docentes e discentes de Pós-Graduação irão contar com Carla Gama da Costa, servidora da Proppg, na coordenação da Pós-Graduação, pois o professor responsável por esta função, Francisco Fialho, está se afastando para se dedicar ao Doutorado.

Corpo docente do ProfEPT

As aulas do ProfEPT estão previstas para iniciarem no segundo semestre de 2018. Para essa tarefa, a Pró-Reitoria do IFPA compôs uma equipe de professores com formação em áreas diversas, todos com titulação de doutor e em fase de conclusão de pós-doutorado como exige o IFES: Cátia Oliveira Macedo, Ana Maria Leite Lobato, Cleber Silva e Silva, Evaldo Júlio Ferreira Soares, Natália Conceição S. Barros Cavalcanti, Haroldo de Vasconcelos Bentes, Tiago Veloso dos Santos, Sérgio Ricardo Pereira Cardoso, Patrícia Teresa Sousa da Luz, RosemeriScalabrin.

“Esse corpo docente multidisciplinar e multicampi reflete a atual gestão do IFPA que prima por ações articuladas entre os campi na busca de avanços e conquistas significativas para a instituição e a sociedade paraense”, concluiu a Pró-Reitora Ana Paula.

Texto: ASCOM IFPA - Reitoria