Página inicial > Últimas Notícias > IFPA lança Edital Institucional 2018 para Assistência Estudantil

IFPA lança Edital Institucional 2018 para Assistência Estudantil

• Publicado: Segunda, 29 de Janeiro de 2018, 20h58
  • Última atualização em Terça, 30 de Janeiro de 2018, 15h44

A Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) lançou o Edital Institucional 2018 para concessão de auxílios da Assistência Estudantil. Voltado para os auxílios Moradia, Alimentação, Transporte e Creche, o documento foi apreciado pela Procuradoria Federal no IFPA e obteve parecer favorável, dessa forma, os campi que utilizarem o referido modelo, vão precisar passar apenas pela análise da PROEN, sem que precisem tramitar mais uma vez pela Procuradoria.

O Edital Institucional traz anexos exemplificativos, que podem ser usados pelos Campi, e espaços em branco, de preenchimento do Campus, visando atender as peculiaridades de cada um. A adesão do Campus ao Edital Institucional 2018 é voluntária e se aplica somente para concessão dos auxílios Moradia, Alimentação, Transporte e Creche, os demais serão concedidos mediante edital do próprio Campus. O edital que contiver alterações adicionais será descaracterizado, cabendo a análise pela Procuradoria.

“A vantagem de aderir ao Edital Institucional é que ele não precisará ser analisado novamente pela procuradoria, só nós aqui do Departamento analisaremos e se tiver de acordo com o Edital Institucional, nós remeteremos ao Campus e ele já pode publicar o seu edital, ou seja, um processo que, às vezes, demorava dois meses, em 15 dias nós conseguimos enviar pro Campus e ele já consegue aprovar o edital e fazer todo trâmite que é preciso pra que o edital, o processo eletivo, aconteça e saia o resultado. Então essa já é, se não me engano, a terceira edição que a gente trabalha com Edital Institucional e só vem crescendo a adesão dos Campi, por ser mais rápido”, destaca a Chefe do Departamento de Assistência Estudantil e Ações Inclusivas, Selma Silva.

Assistência Estudantil

O Programa de Assistência Estudantil é uma ação que visa reduzir as desigualdades sociais e garantir aos estudantes acesso, permanência e êxito na instituição de ensino. O objetivo é democratizar as condições de permanência dos jovens na educação técnica profissional, minimizar os efeitos das desigualdades sociais e regionais na permanência e conclusão dos cursos, reduzir as taxas de retenção e evasão e contribuir para a promoção da inclusão social pela educação.

O trabalho desenvolvido pelas equipes de Assistência Estudantil do IFPA envolve diversas ações, como elaboração de editais e de perfis socioeconômicos dos alunos e mapeamento institucional de estudantes em condições de vulnerabilidade social, além do acompanhamento do desempenho desses alunos, a partir dos auxílios concedidos pelo Programa.

Acesse o documento aqui.

Texto: Lívea Colares - ASCOM IFPA Reitoria