Página inicial > Últimas Notícias > PROEN realiza IV Fórum dos Coordenadores de Graduação do IFPA

PROEN realiza IV Fórum dos Coordenadores de Graduação do IFPA

• Publicado: Terça, 06 de Março de 2018, 17h44
  • Última atualização em Terça, 06 de Março de 2018, 17h53

Na atual conjuntura, algumas mudanças marcam a legislação nacional que rege os processos de regulação, avaliação e supervisão das Instituições de Ensino Superior (IES) e dos cursos de graduação. Atenta a essas mudanças a Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), promoveu, hoje (06), o IV Fórum dos Coordenadores de Graduação do IFPA, que aconteceu no Auditório da Biblioteca do Campus Belém.

Além de tratar dos impactos das mudanças na legislação nacional para o ensino superior, o Fórum também se propôs a trazer orientações quanto ao processo de elaboração e execução dos planos de trabalho do Exame Nacional de Desempenho do Estudante (ENADE), refletir sobre a implementação das ações de curricularização da extensão em 2018, orientar quanto à implementação do Programa de Monitoria e discutir a participação do IFPA em programas como o de Formação Inicial e Continuada (PROFIC) e o Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID).

A programação trouxe uma apresentação da Curricularização da Extensão em ação, conduzida pela Diretora de Extensão do IFPA Suezilde Ribeiro. Pela parte da tarde, deu-se início à mesa redonda “Os impactos das novas legislações educacionais e instrumentos de avaliação para os cursos de graduação”, que contou com a participação do Chefe do Departamento de Ensino Superior da PROEN, Edivaldo Moura.

“Em dezembro o MEC publicou uma série de legislações que trouxeram mudanças significativas para o processo regulatório dos nossos cursos. Muita coisa do que estava previsto anteriormente se manteve, não há uma mudança no todo, mas as mudanças que aconteceram foram significativas, especialmente em relação aos instrumentos de avaliação”, explica Edivaldo Moura, que apresentou as legislações novas e os impactos para os cursos de graduação.

O Fórum é uma realização da Diretoria de Políticas Educacionais e do Departamento de Ensino Superior da PROEN. O encontro ainda reúne os Fóruns das Licenciaturas e das Tecnologias e Bacharelados do IFPA. Após o Fórum, foi realizada uma reunião da Comissão Multicampi que irá elaborar os projetos institucionais do IFPA para os Programas PIBID e RP.

Texto e fotos: Lívea Colares | ASCOM IFPA Reitoria

VEJA MAIS FOTOS DO EVENTO. CLIQUE AQUI